XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação UNISUAM promoveu debates sobre ciência e cidadania


XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação UNISUAM promoveu debates sobre ciência e cidadania

_dsc0605

Entre os dias 19 e 22/10, a XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação, que teve como tema “Ciência e Cidadania”, reuniu pesquisadores da área do conhecimento, que falaram sobre a sociedade contemporânea e seus dilemas, saúde, educação, cidadania, tecnologia, meio ambiente, questões de gênero e minorias, temáticas essas que refletem o pensamento institucional sobre o desenvolvimento da sociedade, pois sem educação, ciência e inovações, com vistas à melhoria da vida das pessoas, não há progresso humano e nem cidadania plena.

Simultaneamente à XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação foram realizados outros 4 importantes eventos da UNISUAM: 4º Seminário de Educação Ambiental, organizado pelo Projeto “Implicações do Ambiente no Processo de Ensino Aprendizagem” e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; 4º Círculo de Debates sobre Desenvolvimento Local, organizado Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM; 2º Fórum de Educação dos Países de Língua Portuguesa, organizado pelas Vice-Reitorias de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação da UNISUAM; e 2º Encontro sobre Educação e Gênero, organizado pelo Curso de Serviço Social UNISUAM.

A abertura do evento contou com a presença do Prof. Dr. Neelkanth G. Dhere, Diretor do Programa de Pesquisa em Painéis Fotovoltaicos e Sustentabilidade da Universidade Central da Flórida. Neelkanth falou sobre “Energias Renováveis” e expôs as suas experiências na trajetória como pesquisador do Centro de Energia Solar, além de outras pesquisas realizadas em empresas de diversos países do mundo.

_dsc0593

No segundo dia de evento, 20/10, foram realizadas mesas-redondas, nas quais foram discutidos os seguintes temas: “Recursos Hídricos”, com participações do Dr. José Carlos César Amorim – Instituto Militar de Engenharia – IME; do Dr. José Seixas – UNISUAM; e da Profª Jaqueline Mendes – UNISUAM; “Educação, Ciência e Tecnologia”, com Dr. Alexandre Cadilhe – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Dr. André Ribeiro – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e Luís Carlos Ferreira – UNISUAM; “Gênero e Direitos Humanos”, com a Profª Marcia Soares Vieira, Profª Maria Angélica Oliveira Gabriel e Profª Ana Rocha.

dsc_0242

dsc_0273
Houve, ainda, a apresentação de pôsteres com as temáticas Meio Ambiente e Cidadania; Saúde e Nutrição I; Saúde e Nutrição II; Desenvolvimento Local e Educação Básica: Desafios. O Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM apresentou, neste mesmo dia, o documentário e a exposição “Dossiê Mariana”, que fazem parte do trabalho de pesquisa realizado por seus pesquisadores e reúne os registros feitos na cidade de Bento Rodrigues, completamente devastada pela tragédia ocasionada pelo rompimento da barragem do Fundão, que continha os resíduos de minério de ferro resultantes das atividades de mineração das operações realizadas pela Samarco, ligada ao grupo Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

20161020_135358 20161020_145332

_dsc8632 img_1302 img_9896
Dando sequência às mesas-redondas, no dia 21/10, as discussões giraram em torno de assuntos como “Saúde e Nutrição”, com as presenças de Dr. Ronoel Luiz de Oliveira Godoy – Pesquisador Agroindústria de Alimentos – EMBRAPA; Dr. Sidney Pacheco – Analista Agroindústria de Alimentos – EMBRAPA; Profª Keila Cople – Instituto de Biologia do Exército – IBEx e Instituto Militar de Engenharia – IME; e Drª Katia Avelar – UNISUAM; “Endemias”, com Drª  Cynara Rodovalho – Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ; Drª Caroline Moraes – UNISUAM; Drª Silvia Mello – UNISUAM; “Ciências Ambientais Hoje”, com Dr. Antônio Luís Santos Lima e Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva – UNISUAM; e “Lusofonia e Esporte: Perspectivas e Percepções sobre Gestão, Educação e Esporte”, com Dr. Abel Correia, Dr. Rui Biscaia, Tiago Ribeiro – Universidade de Lisboa – Portugal e Dr. Carlos Alberto F. da Silva – UNISUAM.

img_4142 img_4207

A Professoras Doutoras Maria Geralda de Miranda e Katia Eliane Santos Avelar, Docentes e Pesquisadoras do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM, lançaram o livro “Educação e Inclusão Socioambiental”, continuação do livro “Educação Básica de Qualidade para Todos: Desafio do Brasil”, publicado em 2015, pela Editora Appris, que reúne os resultados de pesquisas realizadas por meio do Projeto “Implicações do Ambiente no Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos Sobre Escolas Públicas do Complexo do Alemão”, atrelado à tríade AMBENAP/UNISUAM/CAPES e apoiado pelo “Programa Observatório da Educação”, da CAPES.

Finalizando as atividades da XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação, os Doutores Arthur de Sá Ferreira e Ney Armando Meziat Filho, Docentes e Pesquisadores do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM, apresentaram o “Painel Ciências da Reabilitação e Cidadania”. Em seguida, foram abordados os temas “Terapia Manual na Dor Musculoesquelética Cervical em Violinistas”, com Me. M.Sc. Frederico Barreto Kochem; “Eficácia da Terapia Cognitivo-Funcional em Pacientes com Dor Lombar Crônica Não Específica: Ensaio Clínico Controlado Aleatorizado”, com M.Sc. Cíntia Pereira de Souza e M.Sc. Fabiana Belache; e, por fim, encerrando o evento, “Controle da Estabilidade Postural como um Processo de Otimização”, com M.Sc. Carla Porto.

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário