Vice-Reitora de Recursos Humanos UNISUAM aponta as principais características comportamentais e técnicas consideradas importantes pelas empresas


Vice-Reitora de Recursos Humanos UNISUAM aponta as principais características comportamentais e técnicas consideradas importantes pelas empresas

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Segundo artigo publicado na página do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, para se tornar um profissional bem visto é preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências tanto técnicas quanto comportamentais.

As competências técnicas são aquelas obtidas com a Graduação, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. Já as competências comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, caminho que proporciona a compreensão e o domínio sobre as suas próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.

De modo geral, existem características profissionais que são valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação e que são essenciais para alcance do sucesso em sua carreira. A Vice-Reitora de Recursos Humanos UNISUAM, Edna de Oliveira, apontou as principais competências comportamentais e técnicas consideradas importantes pelas empresas. São elas:

 

 

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Liderança

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A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja, extraindo o melhor de cada talento para alcance de grandes resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia é uma qualidade procurada por empresas de todos os segmentos. As organizações buscam cada vez mais por profissionais que sejam capazes de serem porta-vozes de equipes e que tenham a habilidade de trabalharem como um farol que irá guiar seu time, fazendo, assim, com que ele produza trabalhos melhores e com que seus componentes tenham mais qualidade de vida no âmbito profissional. Vale lembrar que para ser líder não precisar estar em cargo de gestão, pois a liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.

 

Automotivação

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A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das adversidades e desafios que, por ventura, a empresa possa estar passando. As empresas procuram por pessoas que tenham essa qualidade justamente por saberem que elas têm a tendência de tirarem proveito de situações complicadas e também de tornarem um cenário ruim em algo positivo, a partir de sua própria motivação e força de vontade.

 

Trabalho em equipe

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Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental. O trabalho em equipe é fundamental, uma vez que um time deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, no qual todos colaboram e cada um faz a sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas.

 

Criatividade

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Esta é uma das qualidades profissionais na qual o colaborador mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além de terem o talento para criarem novos métodos de trabalho e, até mesmo, novos produtos e serviços que podem ser oferecidos pela corporação em que trabalha.

 

Comunicação efetiva

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A falha de comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a produção de problemas organizacionais. Portanto, é determinante para o profissional que busca se destacar usar bem a oratória para expressar suas ideias com clareza, de modo que a sua mensagem seja bem compreendida, tanto por seus colegas de trabalho como por seus clientes.

 

Capacidade de negociação

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Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional. Essa capacidade de negociar também se estende ao público externo: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo. Um profissional que tem essa característica conseguirá tanto fechar novos trabalhos com clientes quanto negociar prazos e valores que sejam adequados tanto para a empresa quanto para quem a contrata.

 

Adaptabilidade

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As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso para manter os resultados satisfatórios. Ser aberto a novos métodos de trabalho e desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica de extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes a mudanças positivas. O ser humano tem a necessidade inerente de domínio, por isso é uma reação natural resistir ao novo, mas, lembre-se, são nas situações mais incômodas que mais crescemos.

 

Busca por conhecimentos

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Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento e a zona de conforto não faz parte de sua natureza. Busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre o seu campo de atuação e atualidades gerais. Isso demonstra ambição por evolução.

 

Bom humor

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Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas. Além disso, ninguém gosta de trabalhar ao lado de quem vive de cara feia, não é mesmo? É essencial, portanto, buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima organizacional mais favorável.

 

Relacionamento interpessoal

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Essa capacidade influencia significativamente sua trajetória de crescimento na empresa. Relacionar-se de forma efetiva, garante a empatia com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter colaboração em seus projetos.

 

 

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

 

O LinkedIn divulgou uma lista com as 25 competências mais buscadas pelos recrutadores e empresas no Brasil e em outros 13 países. No Brasil, a habilidade mais buscada foi análise estatística e mineração de dados, que foi a única presente no top 4 de todos os levantamentos.

Das 10 competências que lideram o ranking brasileiro, pelo menos 6 têm relação com tecnologia: desenvolvimento mobile, segurança de qualidade de software e teste de usabilidade, arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento, middleware e softwares de integração, engenharia e armazenamento de dados e segurança da informação.

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O ranking foi feito com base nas palavras-chaves mais pesquisadas pelos empregadores entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2015, que foram agrupadas em 25 categorias. Além do Brasil, participaram: Austrália, Canadá, França, Índia, Holanda, África do Sul, Emirados Árabes, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Cingapura e China (os últimos quatro países estrearam no levantamento).

Entre as competências que não estavam no ranking brasileiro de 2014 estão: direito empresarial, segurança no trabalho, políticas públicas e relações internacionais, engenharia de materiais, desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento.

Veja a lista completa:

 

1) Análise estatística e mineração de dados
2) Desenvolvimento mobile
3) Segurança de qualidade de software e teste de usabilidade
4) Logística
5) Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento
6) Middleware e softwares de integração
7) Engenharia e armazenamento de dados
8) Segurança da informação
9) Recursos humanos (benefícios e compensações)
10) Direito empresarial e governança
11) Segurança do trabalho
12) Design de interfaces
13) Desenvolvimento de aplicativos para Microsoft
14) Business Intelligence
15) Sistema de Controle de Revisão (SCR)
16) Recrutamento
17) Políticas públicas e relações internacionais
18) Engenharia de materiais
19) Perl/ python/ ruby
20) Desenvolvimento em Java
21) Desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento
22) Marketing em mídias digitais
23) Marketing digital
24) Modelagem de software e design de processos
25) Linguagens de sheel scripting

 





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