“Vem pra Praça” premia praças eleitas como as que melhor representam um papel social e ambiental na Zona Oeste


“Vem pra Praça” premia praças eleitas como as que melhor representam um papel social e ambiental na Zona Oeste

news

A UNISUAM não forma apenas profissionais, ela forma cidadãos. Dentro desse contexto, os Engenheiros formados pela Instituição têm consciência de que são agentes modeladores e modificadores da sociedade, promovendo a melhoria dos processos e estruturas, mas sempre em equilíbrio com o meio ambiente, alinhando otimização e sustentabilidade.

Partindo dessa premissa, os alunos de Engenharia que cursaram a disciplina Projeto Integrador I neste semestre foram desafiados a construir um projeto com foco ambiental e socioeconômico, visando à compreensão e ao envolvimento dos alunos em relação à importância desse processo em sua construção acadêmica, com o intuito de conscientizá-los sobre a relevância de uma formação profissional ética e cidadã, que vai muito além da teoria e prática vivenciadas nas salas de aula e laboratórios.

O desafio, chamado de “Vem pra Praça”, consistiu na divisão da turma em grupos, para os quais foram estabelecidas etapas que obedeceram a uma linha de prioridade que englobaram desde o processo de classificação até a premiação de praças da Zona Oeste, que se encontram envolvidas nas comunidades gerando o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental. As etapas foram as seguintes:

Grupo 01

Escolhas das Praças – Os alunos selecionaram, dentre todas as praças da Zona Oeste, 14 unidades que representavam a proposta apresentada. Estas seriam avaliadas e direcionadas à uma banca avaliadora.

Grupo 02

Levantamento histórico das praças – Os alunos realizaram um acompanhamento nas praças, conversaram com moradores antigos e recolheram dados para um apanhado histórico que definisse, de forma objetiva e clara, a importância sociocultural e ambiental da mesma para os moradores ao longo dos anos.

Grupo 03

Divulgação da proposta do prêmio e sua importância – Os alunos divulgaram a proposta para a comunidade ao redor da praça e selecionaram o responsável para receber as informações sobre o processo de premiação. Foram envolvidos na divulgação os comércios locais, além de escolas, casas e outros pontos de encontro localizados nas mediações das praças.

Grupo 04

Produção das regras para avaliação – Estes alunos ficaram com a importante missão de gerar um grupo de regras menos subjetivas possível, dando total clareza no processo de julgamento das praças.

Grupo 05

Seleção dos avaliadores – Responsável pela seleção dos avaliadores e a contagem de pontos, além da divulgação da colocação das 14 praças.

Grupo 06

A criação da “Marca Verde” e o tipo de premiação – Tendo como parâmetro a fundamentação desta proposta como uma nova marca ligada à UNISUAM, os alunos deste grupo tiveram como objetivo produzir, por meio de pesquisas, referências para a criação da marca desta premiação.

Grupo 07

Premiação – Estes alunos ficaram à frente do processo de premiação, montando a estrutura e lista de convidados.

 

O “Vem pra Praça” premiará as duas praças eleitas como as que melhor representam um papel social e ambiental. A cerimônia de premiação do acontecerá no dia 13/12, às 15h, na Praça Parque Leopoldina, em Bangu, e às 17h30, na Praça Borba, em Campo Grande, e contará com a presença do Vice-Reitor Acadêmico das Áreas de  Engenharias e Licenciaturas da UNISUAM, Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva, que representará também o Rotary Club.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário