Varejo em Foco – Você oferta, mas o consumo é do cliente


Varejo em Foco – Você oferta, mas o consumo é do cliente

Por mais que o cliente queira ser seu, quem vai fazer com que ele seja seu é você, lojista, que vai assumir e resgatar essa autoridade e isso é uma necessidade, principalmente pelo fato de que o negócio local vive de um público finito, sendo muito dependente de uma recorrência de consumo, de um cross selling bem feito, de um up selling com propósito correto para aumentar a sua rentabilidade.

Buscar estratégias que melhorem esse relacionamento com um consumidor que quer ser dele, mas que somente efetivamente será seu, caso você assuma uma postura de autoridade.


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Essa postura fundamentalmente não pode ser reativa ao que a comunicação nas mídias de massa constrói de certeza.

Muitas vezes, o que influencia o comportamento e a operação do varejista local, é o que o seu principal parceiro comercial está veiculando na televisão ou, até mesmo, o que grandes players estão abordando em suas mensagens publicitárias.

Isso resulta em uma postura reativa que descaracteriza completamente essa identidade que precisa ser construída e não se relaciona com esse consumidor que quer ser seu.


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A postura institucional é diretamente responsável pela rentabilidade do varejo local. Não competir com o que não é competição e não “inventar“ diferenciais que são irrelevantes para o consumidor, permite que o varejista possa focar na compreensão da sua função e que possa explorar ao máximo as suas oportunidades de rentabilidade.

A partir do momento que o varejista local assume essa identidade, promove os seus atributos fundamentais, que têm conexão direta com o que a marca comunica, e começa a construir o que vai resultar em uma experiência de compra única e que motiva a recorrência.

É importante que ele seja extremamente criterioso com a sua estratégia de MIX e com a experiência proposta para que se mantenha competitivo, rentável e coerente com o seu público.


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Assim, o varejista local irá formatar, de maneira definitiva, o seu posicionamento para consumidores, indústrias parceiras, colaboradores e todos os envolvidos no seu desenho de canal de marketing.

Construir experiências de consumo que levem em consideração Custo Total de Consumo, Gestão de Ansiedade, Estratégia de “Constrangimento”, Esquema de Contrastes e o Destino do Produto é fundamental para aumentar os resultados.

Entenda que o consumidor compra por estímulos, mas retorna pelo significado.    



Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!


A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.


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Ricardo Reuters

Por

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

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