UNISUAM tem mais um Jovem Cientista do Nosso Estado


UNISUAM tem mais um Jovem Cientista do Nosso Estado

fullsizerender

O Prof. Júlio Guilherme, do curso de Fisioterapia UNISUAM, foi um dos aprovados no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado – JCNE, projeto da FAPERJ que tem como objetivo apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Graduado em Educação Física e em Fisioterapia e Doutor em Saúde Mental/Aprendizagem Motora pela UFRJ, ele foi aprovado no Programa com a linha de pesquisa “Integrando avaliação e intervenção nas Ciências da Reabilitação com métodos de realidade virtual: da modelagem e simulação à aplicação na reabilitação”, que visa utilizar os recursos da realidade virtual aplicados na reabilitação, como, por exemplo, fazer uso de um vídeo para minimizar o medo da realização de um determinado movimento.

No futuro, Prof. Júlio Guilherme pretende consolidar a criação do Laboratório de Realidade Virtual em Reabilitação e promover mais um campo de pesquisa para o Mestrado e o Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM.

O Programa JCNE da FAPERJ é um processo seletivo anual, no qual pesquisadores do Estado concorrem com, no máximo, 10 anos de Doutorado concluído. Além disso, há a necessidade de elaboração de um Projeto de Pesquisa, que passa pela avaliação dos pareceristas ad hoc da FAPERJ, que julgam o mérito da proposta e a produção científica do proponente. Trata-se de um enorme incentivo ao pesquisador e ao grupo de pesquisa ao qual está vinculado, já que a bolsa permite a aplicação de recursos para a melhoria da pesquisa.

Prof. Júlio Guilherme ressalta que o grupo do Mestrado e Doutorado da UNISUAM já possuía um JCNE, Prof. Arthur de Sá Ferreira, que ganhou dois editais e, segundo ele, títulos como este só vêm reforçar a posição de destaque que o nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu alcançou, com o reconhecimento da comunidade científica e dos órgãos de fomento sobre o que é produzido no Programa de Ciências da Reabilitação.

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • Avatar marcos disse:

    gostaria de parabenizar o profº Julio, pela conquista, e que ele continue cada vez mais avançando e conquistando,conhecimentos dentro de sua área,um abraço forte Julio.

  • Avatar Elen cristina disse:

    Adorei a noticia, espero que sejamos sucesso! pois, a vitoria de um fisioterapeuta e de toda fisioterapia!