UNISUAM recebe Professor da Universidade de Lisboa


Imagem do Post

img_4207

Simultaneamente à “XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação da UNISUAM” foi realizado o “2º Fórum de Educação dos Países de Língua Portuguesa”, evento organizado pelas Vice-Reitorias de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação da UNISUAM e que visava reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, com vistas ao debate plural sobre a sociedade contemporânea, no que tange aos seus diversos dilemas, como saúde, educação, cidadania, tecnologia, meio ambiente, questões de gênero e minorias.

O evento contou, no dia 21/10, com a participação do Prof. Abel Correia, Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e Doutor em Motricidade Humana, na especialidade de Ciências do Desporto, pela Universidade de Lisboa, que ministrou a palestra “Lusofonia e Esporte: perspectivas e percepções sobre gestão, educação e esporte”, em companhia do seu Doutorando, Tiago Ribeiro, que está fazendo intercâmbio na UNISUAM para estudar os impactos dos Jogos Olímpicos na cidade.

A palestra, inclusive, teve como foco esse estudo. Prof. Abel teceu considerações e críticas com base no material coletado por Tiago, em parceria com os alunos da UNISUAM. Fugindo da ideia básica de que tudo nos Jogos Olímpicos foi um sucesso, ele criticou três pontos principais do legado que restou dos jogos, o primeiro é a enorme quantidade de dinheiro investida nas obras olímpicas; o segundo ponto questionado pelo pesquisador foi o processo de Gentrificação que aconteceu em algumas áreas, com o deslocamento de várias famílias e o aumento da especulação imobiliária; o terceiro e último é o que vai ficar de legado, mas que não possui um planejamento definido, o que vai resultar em mais gastos posteriores.

A visita de pesquisadores internacionais à UNISUAM faz parte do processo de internacionalização da Instituição, que já tem um grande histórico de participação internacional, tendo no começo deste ano realizado a Missão Ibérica, que teve como intuito contatar três universidades europeias, de modo a efetivar acordos de cooperação técnica. Para o próximo ano, o Núcleo de Relações Internacionais – NRI UNISUAM organizará a Missão África, que levará professores e alunos a alguns países de Língua Portuguesa e Inglesa no continente africano.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário