UNISUAM recebe professor da UERJ para Aula Magna do Mestrado em Desenvolvimento local


UNISUAM recebe professor da UERJ para Aula Magna do Mestrado em Desenvolvimento local

DSC_0105

Na última sexta-feira, 02/09, a UNISUAM recebeu o Prof. Dr. Marcos Bastos Pereira, do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisador Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, para a Aula Magna do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM.

Na palestra, intitulada “Impactos ambientais na zona costeira”, o professor convidado discorreu sobre a importância de se avaliar o impacto ambiental ao se fazer um estudo de desenvolvimento local. Também levantou a questão do que deve ser levado em consideração ao se deparar com situações em que o desenvolvimento possa comprometer o meio ambiente.

DSC_0117

Falou, ainda, sobre os impactos ambientais em si, citando, inclusive, casos recentes e conhecidos, como o derramamento de óleo em Mangaratiba ano passado, contaminação da Baía de Guanabara para os jogos olímpicosnavios e carcaças abandonadas próximas à ponte Rio-Niterói e a tragédia de Mariana.

Finalizou citando os principais problemas ocasionados por impactos ambientais encontrados na costa brasileira, como por exemplo: mudanças de paisagem, embarcações abandonadas, pesca ilegal, perda de biomassa, poluição sonora e resíduos sólidos nas águas. Também questionou se as leis de compensação ambiental são efetivas, uma vez que seus beneficiários muitas vezes não são capacitados para gerir tantos fundos.

O Professor também falou conosco sobre a importância do estudo de impactos ambientais para os Mestrandos em desenvolvimento local.

“Eu vejo de várias formas, primeiro a entender o que representa o impacto ambiental e tirar esse fantasma dessa palavra, que nós associamos sempre a uma coisa ruim, a uma coisa perversa, a algo deletério. Impacto ambiental é uma intervenção humana sobre o ambiente, ela pode ser negativa obviamente, mas ela pode ter efeitos principalmente benéficos, como a geração de renda, a geração de postos de trabalho e a melhoria de diversas condições que não eram tão boas anteriormente. Nesse sentido, a importância dos estudos de impacto ambiental para um curso como o de vocês, que é um Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, é muito importante porque vai dar base aos alunos para confeccionarem os estudos de impacto ambiental. São os estudos que vão avaliar o potencial e os efeitos dos empreendimentos sobre o ambiente, sendo eles positivos ou negativos. Com isso, os alunos têm a grande possibilidade de aprenderem a gerarem os relatórios de impacto ambiental, que são os RIMA. Esses relatórios são despachados e vão subsidiar os agentes de fiscalização, os agentes de licenciamento como o IBAMA, INEA e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente na solução de problemas que eles têm lá e, principalmente, subsidiando a eles as suas políticas públicas de desenvolvimento local.”

DSC_0136

Caso você tenha se interessado pelo Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM, o Coordenador, Prof. Dr. Antonio Luís dos Santos Lima, explica melhor os objetivos do curso.

“Nós estudamos, de uma maneira abrangente e multidisciplinar, problemas que envolvem principalmente o nosso entorno aqui da UNISUAM, as comunidades, a Zona da Leopoldina, a Zona Oeste. Nós passamos por pontos como saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e alimentação. Então, é um curso multidisciplinar e interdisciplinar em que nós formamos em nossos alunos potenciais modificadores do nosso ambiente e do nosso entorno.”

Além disso, o curso está oferecendo 5 bolsas de 100% para projetos de ideias que podem mudar o mundo, clique aqui para mais informações. As inscrições vão até dia 15/09.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário