UNISUAM recebe a Família de Tiradentes


UNISUAM recebe a Família de Tiradentes

tiradentes

A história que a história não contou sobre “TIRADENTES” e seus laços de família

Convidados pelo curso de Serviço Social, coordenado pela Profª Ana Maria Branco, representantes da família de um dos personagens mais emblemáticos da História do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, darão a honra de suas presenças nas dependências da UNISUAM – Unidade Bonsucesso, no próximo dia 17 de abril, a partir das 18h.

A comitiva também será composta por Terezinha Campos, Egressa da UNISUAM do curso de Serviço Social e descendente da família Tiradentes.

Maria Apparecida de Assumpção, Fundadora da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, que exerceu o cargo de gestão na UFF e recebeu a medalha Pedro Ernesto, também integrará o grupo.

O tema do encontro será A história que a história não contou sobre “TIRADENTES” e seus laços de família, e será mediado pelo Historiador Leonardo Santana da Silva, Professor e Coordenador do curso de História da UNISUAM.

 

 

Sobre Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, batizado em 12 de novembro de 1746, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial, 1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário