UNISUAM promove I Festival das APS


Imagem do Post

O semestre de 2018/1 trouxe uma novidade na grade curricular dos alunos do 1ª período dos cursos de Graduação UNISUAM: as Atividades Práticas Supervisionadas – APS.

As APS são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, constituem parte da carga horária das disciplinas às quais se vinculam e exigem de cada aluno o aprimoramento de habilidades e estimulam o desenvolvimento da aprendizagem que será explorada durante todo o curso, com exercícios que exigem esforço e muita dedicação. Estão fundamentadas em 4 pilares:

 

  1. Aproximação da teoria à prática profissional, oportunizando ao estudante encontrar significado e dar valor ao que está estudando.

 

  1. Sistematização da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, estimulando a produção ativa do conhecimento por parte do estudante, aproximando-o com as práticas do mercado de trabalho.

 

  1. Estímulo ao protagonismo do estudante ao oportunizar e estimular o desenvolvimento de competências atitudinais (comportamentais) fundamentais, tais como saber liderar e saber ser liderado, saber participar e contribuir em coletividade, conviver com opiniões diferentes e divergentes, gestão do tempo e tomada de decisão.

 

  1. Utilização das TICs por meio da plataforma Google for Education – Google Classroom.

 

Podem ser consideradas APS: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outras.

De acordo com o Gerente de Ensino UNISUAM, Prof. Marcelo Costa, as APS foram implementadas em 28 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica, englobando 66 disciplinas, 150 professores envolvidos e 1.200 trabalhos realizados.

“As APS são absolutamente fundamentais frente às necessárias soft skills, além de ser um desafio/estímulo para os estudantes. Considerando que a implantação do projeto começou pelo 1° período, observamos uma moçada completamente engajada e querendo mostrar o seu melhor. E isso é muito bom, pois estamos capacitando uma nova geração com uma concepção de protagonismo fundamental para a sua formação e futuro sucesso profissional. Tivemos trabalhos simplesmente fabulosos, revestidos de cuidado e carinho por parte dos estudantes”, ressalta ele.

Para marcar o encerramento do semestre, entre os dias 27 e 29/06, a UNISUAM promoveu, nas Unidades de Bangu, Bonsucesso e Campo Grande, o I Festival das APS, que teve como intuito compartilhar com a comunidade acadêmica os trabalhos destacados pelos professores ao longo do semestre.

aps

Alunas do curso de Gastronomia

aps_2

Aluna do curso de Psicologia

aps_1

Além de apresentar um bom desempenho durante as aulas, os trabalhos escolhidos para participarem do festival tinham que ser criativos, desenvolvidos por meio de metodologias ativas e ser apresentados nos formatos de banner, maquetes, dramatização, paródias, vídeos, entre outros.

Alunos do curso de Enfermagem

Os alunos que visitaram as exposições, assistiram as apresentações e interagiram com os trabalhos tiveram a oportunidade de avaliar os trabalhos. As avaliações demonstraram que 61% dos passantes consideraram a feira “excelente” e 34% “boa”.

Em relação aos alunos que tiveram as APS incluídas em sua grade, 84% informaram que a Atividade Prática Supervisionada ajudou no desenvolvimento acadêmico, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional.

“Com base no resultado obtido, ampliaremos as APS para as disciplinas de 2° período e aumentaremos um pouco a complexidade dos trabalhos para este, quando comparados aos projetos dos alunos de 1° período”, revela o Gerente de Ensino.

 

 

COMITÊ de Atividades Práticas Supervisionadas / APS

Prof. Marcelo Costa – Gerente de Ensino / Modelo de Ensino

Prof. Jorge Sobrinho – Coordenador do Curso de Psicologia UNISUAM

Profª Mariana Catta Preta – Coordenadora do Curso de Nutrição UNISUAM

 

 

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário