UNISUAM promove “Chá com Especialistas”


UNISUAM promove “Chá com Especialistas”

DSC_0571

No dia 10/04, a Clínica-Escola Amarina Motta – CLESAM promoveu a primeira edição do “Chá com Especialistas”, que teve como tema “Doenças Neuromusculares” e objetivou integrar conhecimentos relacionados à área da Saúde, propiciando aos alunos participantes o contato com experiências e vivências clínicas debatidas por especialistas.

O evento teve como foco maior a discussão em torno da Distrofia Muscular de Duchenne, doença genética causada por mutação no gene DMD, padrão de herança recessivo ligado ao cromossomo X, com uma incidência aproximada de 1 em 3000 a 4000 nascimentos masculinos.

Os primeiros sinais clínicos da doença se manifestam antes dos 5 anos, com quedas frequentes, dificuldade para subir escadas, correr, levantar do chão e hipertrofia das panturrilhas. O comprometimento muscular é simétrico, com início pelos músculos da cintura pélvica (quadril e pernas), atingindo, mais tarde, os membros superiores.

DSC_0558

Compondo a mesa-redonda que debateu e apresentou novas informações sobre os tratamentos adotados, estavam a Profª Cristina Dias, Coordenadora do curso de Fisioterapia UNISUAM; Profª Magda Valentim, Coordenadora da Pós-Graduação em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica UNISUAM; e Fernanda Ferreira, Fisioterapeuta da Associação Carioca de Distrofia Muscular – ACADIM.

De acordo com a Profª Cristina Dias, a escolha de um tema tão específico se deu porque, muitas vezes, na sala de aula, o professor não consegue abordar todos os conteúdos, principalmente os mais específicos, e essa imersão em determinados assuntos são diferenciais para o aluno, uma vez que envolve a prática diária desses futuros profissionais, a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes. “O intuito é trazer para a discussão temas atuais, buscando sempre uma maior participação do aluno, convidando profissionais que sejam referência na área”, afirma ela.

Para Fernanda Ferreira, atividades como essas são extremamente relevantes, pois a troca entre o profissional já atuante no mercado e o futuro profissional influencia diretamente na qualidade de vida dos pacientes, faz com que os alunos se engajem não só no conhecimento de formação profissional deles, mas também o conscientiza quanto a fazer diferença na vida dos outros.

A CLESAM presta serviço à comunidade carente da Zona da Leopoldina e adjacências, oferecendo campo de prática profissional, tanto em formato de estágio quanto de Projetos de Extensão, aos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Saúde, englobando Fisioterapia (nas áreas Respiratória – adulto e infantil, Neurologia – adulto e infantil, Traumato-Ortopédica e Oncologia), Acupuntura, Nutrição, Estética e Cosmética, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, incluindo, ainda, os cursos de Serviço Social e Direito, que presta assessoria jurídica e social para pacientes internos.

 

CLESAM

Praça das Nações, 34, 2º andar – Bonsucesso

Telefone: 3882-9720

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário