UNISUAM no XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar da SBRAFH


UNISUAM no XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar da SBRAFH

O Prof. Francisco Alves Farias Filho – Coordenador do Curso de Farmácia da UNISUAM, foi convidado para participar do XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar da SBRAFH, um dos maiores da América Latina na área, que aconteceu no mês de junho, em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

O tema do evento “Ensino de Qualidade, Pesquisa de Impacto e Assistência Segura: Pilares para a Prática Clínica Farmacêutica” foi elaborado pelo Prof. Francisco. O encontro teve como objetivo oferecer uma visão ampla do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas proporcionados pela pesquisa, ensino e assistência.

19402582_10207202925230411_150382730_o

A organização do congresso ficou sob a liderança da Presidente Maely Retto – Farmacêutica do Miguel Couto e INCA. O Prof. Francisco liderou 3 atividades no Congresso: a primeira foi a mesa “Fale com Especialistas” – na qualidade de Especialista em Farmácia Clínica em Neonatologia, em que ficou durante duas horas em contato com 15 profissionais da área para retirar dúvidas e esclarecimentos sobre estratégias de desenvolvimento na área.

A palestra “Desafios da Administração Segura de Medicamentos em Pediatria e Neonatologia” – que ocorreu dentro de um Simpósio de Farmácia Clínica para Pacientes Críticos, uma parceria da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A explanação abordou as estratégias de rotinas de Farmácia Hospitalar e Clínica associado ao desenvolvimento tecnológico, que garantem mais segurança aos pacientes, vinculado a um case de sucesso no hospital onde lidera as atividades clínicas e é consultor de TI. Um serviço de referência nacional na área Neonatal.

E por fim, a apresentação cujo tema foi “Avanços em Neonatologia: Perspectivas no Cuidado do Paciente com Encefalopatia Hipóxico – Isquêmica” – uma mesa-redonda foi dividida com Rafael Santana – Ministério da Saúde e Elisangela Dellamora – UFRJ. Foram abordadas estratégias e avanços em Práticas Clínicas Farmacêuticas em Pediatria e Neonatologia. “A minha abordagem foi sobre algo extremamente novo. Uma discussão sobre as alterações de perfil farmacológico em pacientes neonatos submetidos a protocolo de hipotermia para prevenção de lesões neuronais causados por Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica. Este protocolo só é implementado nos principais centros de cuidado Neonatal, já o aplicamos no Grupo Perinatal e a Equipe de Farmácia Clínica está acompanhando as atualizações, para adequar os cuidados farmacêuticos a estes pacientes, visando melhores resultados e menor risco aos mesmos”, explica o Coordenador de Farmácia da UNISUAM.

3

O congresso da SBRAFH é atualmente um dos encontros mais tradicionais da comunidade farmacêutica brasileira. Os maiores nomes da farmácia hospitalar e principais autores de livros e trabalhos científicos nacionais e internacionais frequentam o congresso. O evento é palco importante para debates e fóruns sobre os avanços na profissão, os benefícios das melhores práticas e a integração de conhecimentos com outros segmentos das ciências sociais e da saúde.

A participação do curso de Farmácia da UNISUAM no SBRAFH é uma importante forma de apresentar os avanços em práticas clínicas farmacêuticas em Neonatologia. Assim, estamos formulando parcerias envolvendo o Curso de Farmácia da UNISUAM, com instituições de renome no cenário nacional. Estas parcerias corroboram os avanços da pesquisa e extensão do curso, bem como o desenvolvimento do Serviço Clínico Farmacêutico da UNISUAM.

1

O corpo discente do curso também teve destaque no congresso com a participação de dois alunos apresentando trabalhos na forma de banner, e outros quatro, que marcaram presença como autores. Os futuros farmacêuticos estavam sob a liderança da Profa. Lívia Madrugada e, ainda, tiveram o apoio presencial da Profa. Marina Martins. Os estudantes estão empolgados e já se preparando para participar dos próximos eventos da área.

0

“Nossos alunos tiveram contato com novas práticas e conheceram de perto os maiores nomes do mercado. Perceberam a atenção dada aos trabalhos apresentados por representantes da UNISUAM”, comenta orgulhoso o Prof. Francisco que, inclusive, abriu e abrilhantou o evento com um de seus poemas.

Clique  e confira o vídeo de abertura do congresso.

Conheça o trabalho de poesia do Prof. Francisco, na página: facebook.com/chicoprofessor

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário