UNISUAM marca presença no seminário “Educação, uma ferramenta para o desenvolvimento”


UNISUAM marca presença no seminário “Educação, uma ferramenta para o desenvolvimento”

news_seminario

“Transformar a educação leva tempo”, essas foram as palavras da Secretária Municipal de Educação, Claúdia Costin, durante o seminário “Educação, uma ferramenta para o desenvolvimento”, realizado no dia 18 de novembro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde estiveram presentes representando a UNISUAM, o Reitor Arapuan Neto, Prof. Flávio Lobato (Pró-Reitor Administrativo), Profª Claudia Costa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão), Prof. Luiz Cezar Vasques (Diretor de Legislação e Relações Institucionais), Profª Ediana Avelar (Diretora de Comunicação Corporativa), Prof. Luís Carlos Ferreira (Diretor Regional), Profª Kênia Lobato (Diretora de Relacionamento e Matrículas) e Prof. Enilton Menezes (Diretor de Operações e Registros Acadêmicos).

A frase de Claúdia Costin diz respeito aos avanços feitos na área de Educação que, mesmo a passos lentos, vêm demonstrando resultados significativos, como o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, que passou de 73% das crianças alfabetizadas no primeiro ano para 90% no último ano.

Outro convidado especial foi o Senador Cristovam Buarque, que falou sobre a necessidade de substituição do sistema educacional por um novo modelo em que a responsabilidade da Educação Básica seja Federal e não só de Estados e Prefeituras, visto que estes órgãos, em sua maioria, não possuem recursos para manter um ensino de qualidade.

O senador também destacou o fato de que, apesar do Brasil ser um dos países mais ricos, essa riqueza ainda está focada na produção e não na criação de novos produtos e serviços, o que passa a ser um problema já que o capital da nova economia é o conhecimento: “o Brasil ficará para trás se não começar a fazer parte de um seleto grupo de países inovativos, criadores. O made in Brazil deve ser substituído pelo created in Brazil. Temos 230 milhões de telefones celulares, muitos fabricados no Brasil, mas nenhum inventado no Brasil”, afirmou Cristovam Buarque.

Também esteve presente no seminário o presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, que afirmou que somente através da educação é possível transformar o Brasil em um país de primeiro mundo. Ele acatou o pedido do Senador Cristovam Buarque em realizar um debate sobre educação com os candidatos à presidência do Brasil na próxima eleição. Na ocasião, Antenor Barros Leal recebeu do Reitor da UNISUAM a Medalha Augusto Motta, em reconhecimento ao esforço em prol da educação.

Veja aqui o que saiu sobre o seminário: http://www.acrj.org.br/noticias/senador-propoe-revolucao-no-sistema-brasileiro-de-educacao-2013-11-18

 

news_seminario_2





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário