UNISUAM inaugura espaço voltado para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias


Imagem do Post

 

A UNISUAM traz este semestre mais uma novidade para os seus alunos e um incremento especial para a sua infraestrutura: o Espaço Maker, uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que estimula a inovação por meio da fabricação digital, aberto tanto às comunidades acadêmica e do entorno quanto aos nossos parceiros.

 

Funcionando a todo vapor desde o mês de agosto, o espaço já possibilitou que alguns projetos dos alunos dos cursos de Engenharia, sob orientação do Prof. Carlos Henriques Ventura – Coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Petróleo, saíssem do papel e tomassem forma.

 

 

 

Carro Ultrassom

 

 

 

O carro desvia de obstáculos por meio da leitura do sensor HC-SR04. O princípio de funcionamento do HC-SR04 consiste na emissão de sinais ultrassônicos pelo sensor e na leitura do sinal de retorno (reflexo/eco) desse mesmo sinal. A distância entre o sensor e o objeto que refletiu o sinal é calculada com base no tempo entre o envio e leitura de retorno. Através da emissão de sinais ultrassônicos, é possível especificar a distância do sensor até um determinado obstáculo.

 

 

 

Scanner 3D

 

 

 

O Scanner 3D Ciclop faz a leitura das coordenadas por meio de leitura por onde os lasers passam, assim o arduíno faz a leitura das coordenadas, transformando o objeto em uma imagem sólida em tempo real.

 

 

 

 

Braço Mecânico

 

 

 

Construção de um braço mecânico com garras para capturar objetos, feito com uma placa arduíno uno.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário