UNISUAM encerra no pódio sua participação nos JUBs 2014


UNISUAM encerra no pódio sua participação nos JUBs 2014

news_jubs_01

A 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs terminou no último sábado, 08/11, e contou com uma participação expressiva da UNISUAM. Depois de conquistar boas marcas e medalhas nas modalidades individuais, foi a vez das equipes de Handebol, masculino e feminino, e de Basquetebol feminino vestirem e honrarem a tradição desportiva da camisa da coruja.

Os esportes coletivos chegaram à Aracaju, cidade-sede da atual edição dos JUBs, com um retrospecto e tanto a ser mantido. A classificação nas seletivas estaduais vieram com aproveitamento de 100% e invencibilidade para as 3 equipes. O ótimo desempenho do Handebol fez da UNISUAM a melhor instituição do Rio de Janeiro na modalidade. Nas quadras sergipanas nossos atletas fizeram bonito.

As competições coletivas se iniciaram no dia 04/11 e o basquetebol feminino foi a primeira equipe a entrar em quadra. Logo de cara um desafio: enfrentar a UNIP (SP), instituição que dominou a natação e entrou forte em todas as modalidades. O primeiro quarto reservou um susto: 14×11 para a UNIP. As atletas da UNISUAM, porém, começaram um espírito de luta que marcaria sua atuação no campeonato. O placar do fim do 2º quarto já indicava a virada: 27×25 para nossas meninas. A vantagem foi se mantendo até o 71×56 que decretou a primeira vitória da UNISUAM. A primeira fase seguiu com vitórias sobre UCDB (MS), por 63×35, e UNIFOR (CE), com o placar de 88×26.

news_jubs_02

As equipes de Handebol também estrearam no dia 04/11. A equipe masculina estreou contra o CESMAC (AL). Como o nervosismo foi marcante na estreia de todas as equipes da UNISUAM, o time também teve dificuldades no primeiro tempo, passando metade do tempo atrás do placar. No fim, prevaleceu a qualidade dos atletas e a vitória veio com alguma tranquilidade: 34×28. O primeiro dia de jogos se encerrou com a vitória da UNISUAM sobre o DOCTUM (ES) no Handebol feminino. Também vindo de virada no primeiro tempo, o time abriu uma vantagem levemente maior que a vista no jogo dos rapazes e fechou sua estreia com o bom placar de 30×23.

news_jubs_03

O melhor Handebol do Rio, assim como no Basquete feminino, não teve dificuldade para chegar às fases finais. As meninas venceram também a Estácio de Sá (GO), por 24×14, e tiveram uma apresentação de gala na vitória sobre a UNIPAR (PR), por 43×22. Além da bela postura das atletas e do placar, a vitória marcou uma certa revanche. Foi a UNIPAR quem eliminou a UNISUAM nos JUBS 2013, por apenas um gol de diferença. No masculino, as vitórias sobre a UCDB (MS – 33×22) e a sempre forte AESO (PE – 28×22) contribuíram para a classificação invicta das 3 equipes da UNISUAM nas competições coletivas.

news_jubs_04

As semifinais reservaram fortes emoções no Basquetebol. As atletas da UNISUAM tiveram pela frente a forte equipe da UNOCHAPECÓ (SC). As duas equipes entraram forte em busca da classificação às finais em um duelo equilibrado. O primeiro quarto foi da UNOCHAPECÓ: 10×8. Assim como na estreia, as jogadoras do Rio foram evoluindo ao longo da partida e já mostraram reação ao empatar o segundo quarto em 26×26. Assim que assumiram a vantagem, venceram o 3º quarto (44×35) e chegaram às finais com o placar de 64×47.

No Handebol, as meninas fizeram um grande primeiro tempo contra a UNIP (SP), vencendo por 20×8, com uma atuação tão forte quanto a da última partida da primeira fase. Porém, a equipe paulista reagiu no segundo tempo, sem conseguir superar a UNISUAM: 29×22, colocando o melhor Handebol feminino do Rio nas finais. O masculino também enfrentou a mesma instituição paulista nas semifinais. E, em um jogo disputado, manteve uma curta vantagem, chegando às finais com o placar de 30×28.

news_jubs_07

As posições da UNISUAM nos pódios do Handebol e do Basquete podem indicar, em uma visão desatenta, apenas uma vitória e duas derrotas. Em todos os casos, porém, as equipes foram vitoriosas em sua superação, em sua busca incessante pela vitória. Os rapazes do Handebol buscaram reverter um grande início da UNIVALI (SC). O placar final (29×25 para a equipe catarinense) não ofusca os grandes jogos feitos pela equipe masculina da UNISUAM e nem a bela participação do melhor Handebol masculino do Rio nas quadras sergipanas. A prata no Basquetebol também mostrou a força de uma equipe que representou a UNISUAM pela primeira vez na categoria desta modalidade. As adversárias, da UniNassau (PE), contaram com jogadoras que tiveram passagens pela WNBA, como Adrianinha e Nádia Colhado. Ainda assim, após se classificarem em vitórias com placares com mais de 100 pontos ou com diferenças de mais de 50 pontos, as atletas pernambucanas conquistaram o ouro com vitória por 67×38. Em um confronto tão díspar, o desempenho e a superação das nossas meninas dão um sabor todo especial à prata.

news_jubs_05

O ouro no Handebol feminino coroou uma equipe que atuou como uma verdadeira família. A superação, a vibração e a busca incessante pela vitória, marca de todas as equipes da UNISUAM, foi ainda mais forte nas meninas. A equipe da AESO (PE) conseguiu encostar no placar, buscou a virada, mas não foi páreo para o melhor Handebol feminino do Rio. 31×26 para a UNISUAM, topo do pódio e ouro para fechar a grande participação dos atletas com a marca da coruja nos JUBs 2014.

news_jubs_06

A UNISUAM voltou ao Rio com 14 medalhas na bagagem. Foram 3 ouros (Salto Triplo no Atletismo; Categoria Até 90 Kg no Judô e Handebol Feminino), 7 pratas (Revezamento 4×400 no Atletismo; 200m Peito, 400m Livre, Revezamento 4x200m Livre e 800m Livre na Natação; Basquetebol Feminino e Handebol Masculino) e 4 bronzes (3000m Rasos no Atletismo; Categoria Até 73 Kg no Judô; Revezamento 4x100m Livre e 50m Livre na Natação), uma prova de que o investimento no esporte traz bons resultados. As conquistas também reforçam a tradição da UNISUAM no desporto universitário que, nesta edição dos JUBs, contou com a maior delegação do Rio de Janeiro.

A 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Aracaju 2014 foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES) e do Ministério do Esporte.

As equipes esportivas da UNISUAM integram o Projeto Desporto Universitário, que abrange atletas de diferentes cursos e é executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura – IDEC, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário