UNISUAM e STHEM Brasil: uma parceria de sucesso


UNISUAM e STHEM Brasil: uma parceria de sucesso

20170405_180330

Nos dias 30 e 31/03, o Reitor da UNISUAM, Prof. Arapuan Netto, e os Professores Jessica de Andrade Moraes Teixeira, que leciona a disciplina de Anatomia, e Pedro Paulo Sena Passos, que ministra disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharia, participaram do III Fórum 2017 – STHEM Brasil sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, em Maringá, no Paraná.

O evento, que reúne educadores do país para compartilharem experiências vivenciadas na aplicação da inovação acadêmica e da aprendizagem ativa em sala de aula, contou com a palestra da Profª Drª Liz Reisberg, da Boston College, e com uma mostra de experiências de aplicação de metodologias ativas pelas IES consorciadas, além de plenárias sobre o tema e apresentação de trabalhos dos professores de todas as instituições participantes.

IMG-20170403-WA0003

Profª Jessica e Prof. Pedro apresentaram, na sessão temática “Uso da Tecnologia Aplicada ao Processo de Ensino e Aprendizagem”, o artigo intitulado “Aplicando o Peer Instruction com o Auxílio do Socrative”, que trata das experiências de aplicação do Peer Instruction usando como base o Socrative, uma plataforma digital de atividades educacionais que auxilia professores de todo o mundo a preparem seus questionários em sala de aula.

O Peer Instruction é um método de ensino interativo baseado em pesquisas em ensino e desenvolvido pelo Prof. Eric Mazur, na Universidade de Harvard, nos anos 90, e consiste em tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois, no encontro presencial em aula, discuta com seus colegas.

De acordo com o Prof. Arapuan Netto, a participação da Instituição em eventos desse porte é extremamente relevante, pois é interessante ver como as instituições do Brasil estão evoluindo dentro da sala de aula e motivando os seus alunos com um ensino mais próximo da realidade profissional. “Apresentamos alguns casos de sucesso dos nossos professores e acredito que agora iremos ampliar com maior eficiência esse conceito com o restante do nosso corpo docente”, afirma ele.

IMG-20170403-WA0001

O STHEM Brasil é um consórcio inédito no país, formado por mais de 40 IES brasileiras e a LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA, que tem por objetivo formar, principalmente, professores das áreas de Tecnologia, mas abrange também professores das áreas de Humanidades. Objetivo esse traduzido em seu próprio nome, uma vez que a palavra STHEM são as iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática.

Além da UNISUAM, afiliada ao grupo desde o início do projeto, em março de 2014, o consórcio conta, ainda, com a UNISAL, ESPM, UNESP – Guaratinguetá – SP, UNIFEI – Itajubá – MG, FATEC – Guaratinguetá – SP, FATEC – Cruzeiro – SP, FATEA, FARO, Toledo, UNISALESIANOS, UERJ, UNIPAC – MG, Faculdade Dom Bosco de Resende, dentre outras.

A parceria já rendeu bons frutos, tais como as capacitações dos professores na utilização das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem por meio de fóruns, encontros, congressos, dentre outras atividades, e a revista científica “International Journal on Active Learning”, periódico científico semestral vinculado à área Interdisciplinar do CNPq, que tem como objetivo maior estimular e disseminar o conhecimento científico contemplando diferentes áreas que se proponham a trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem.

Segundo o Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da UNISUAM, Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva, a ideia de lançar esse periódico surgiu dentro do grupo do STHEM Brasil como forma de divulgar os resultados das capacitações e experiências na área das metodologias ativas. Considerando que a UNISUAM é uma das instituições fundadoras do consórcio, se sentiu no dever de liderar algumas das iniciativas para o crescimento do mesmo, sendo o lançamento da revista como um deles.

A segunda edição da revista está prevista para ser publicada até julho deste ano. Para submeter seu artigo para publicação no periódico, clique aqui e leia atentamente as diretrizes para submissão de artigos.

logo-sthem-mobile-retina





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário