UNISUAM e Kenwood realizam o Concurso Cultural Comida Carioca 2017


UNISUAM e Kenwood realizam o Concurso Cultural Comida Carioca 2017

Entre os dias 16 e 18/10 foi realizada a I Semana UNISUAM de Gastronomia e o II Simpósio de Nutrição. Os eventos promoveram, em parceria com a Kenwood, o Concurso Cultural Comida Carioca 2017, voltado aos alunos do curso de Gastronomia UNISUAM.

Foram abertas as inscrições para 9 duplas de cada Unidade – Bonsucesso e Bangu – e cada dupla teve que apresentar um prato carioca. A competição foi acirrada desde o início, pois além experiência proporcionada, as 3 duplas vencedoras (1º, 2º e 3º lugares) ganhavam produtos Kenwood, sendo que a dupla que garantisse o 1º lugar levava, ainda, uma Fritadeira Air Fryer MultiCuisine DeLonghi.

As preparações foram analisadas por uma comissão julgadora formada por profissionais do mercado gastronômico e professores. O processo de seleção dos melhores pratos seguiu os seguintes critérios de avaliação: originalidade, criatividade, adequação ao tema, sabor, textura, apresentação e inovação. Conheça os vencedores:

1º lugar

O primeiro lugar ficou para os alunos da Unidade Bonsucesso, Fabricio Luminato Adriano (4º período) e Marjorie Silva da Costa (2º período), com o prato doce chamado “Cariocando”.

A receita foi inspirada na infância de Fabricio, que cresceu comendo cajá e manga. De acordo com o aluno, amante da confeitaria, ele quis mudar esse conceito de que carioca só come churrasco e feijoada. Além das frutas, em formato de geleia de manga e mousse de cajá, o prato também leva um biscoito de castanha de caju.

2º lugar

O 2º lugar ficou com o prato quente “Carioca da Gema”, preparado pelos alunos da Unidade Bonsucesso, Anderson Paulo Santos de Souza (4º período) e Raphael Santos da Costa (4º período). O prato foi inspirado em uma tradicional comida caseira do carioca: o picadinho de carne.

Para Anderson, foi uma experiência maravilhosa poder competir neste concurso e desenvolver várias técnicas em um prato, valorizando a culinária tradicional e de forte representação no Rio de Janeiro. Já para Raphael, o fato de ficar com a segunda colocação deu ainda mais força e ânimo para participar dos próximos concursos que a UNISUAM promover.

A preparação do prato contou com uma das bebidas favoritas do carioca, a cerveja, além de farofa com banana empanada, arroz com brócolis e o picadinho de carne brilhantemente temperado servido com uma gema de ovo mollet. “É um prato com muitas cores, em que apenas um olhar te remete ao nosso lindo Rio de Janeiro”, complementa Raphael.

3º lugar

Izabelly Mendes Paiva (2º período) e Natasha da Silva Oliveira (2º), alunas da Unidade Bangu, foram as terceiras colocadas com o prato quente “Angujada Carioca”, que nasceu da junção de dois pratos tradicionais da culinária carioca: o Angu do Gomes e a Feijoada.

“A Angujada Carioca tem um angu como base, um creme feito do caldo da feijoada junto com as carnes de porco e, para finalizar, utilizamos a couve crocante, acrescentando textura, sabor e cor ao nosso prato”, explicou Izabelly sobre o prato premiado.

O Concurso Cultural de Comida Carioca 2017 da UNISUAM foi realizado em parceria com a empresa Kenwood que, além de equipar com os seus incríveis produtos todos os laboratórios de Gastronomia da Instituição, proporcionando economia de tempo e qualidade no tempero dos participantes, ainda garantiu a premiação dos vencedores.

Conheça mais sobre o curso de Gastronomia UNISUAM e aproveite as inscrições abertas para o Vestibular 2018.1 para dar o primeiro passo rumo à sua carreira de grande chef. Vem ser UNISUAM!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário