UNISUAM é contemplada com o Edital Universal do CNPQ 2016


UNISUAM é contemplada com o Edital Universal do CNPQ 2016

0-1024x437

O Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM foi contemplado com o apoio financeiro a projetos que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Proveniente da “Chamada Universal 2016”,  o projeto agraciado pelo apoio na faixa A, que engloba suportes financeiros de até R$30.000,00, é coordenado pela Profª Erika de Carvalho Rodrigues e consiste em um estudo para descobrir se a associação de técnicas de Fisioterapia convencionais com a estimulação cerebral não-invasiva (como a ETCC) poderia potencializar os ganhos funcionais em pacientes com Doença de Parkinson, criando, assim, uma alternativa acessível e abrangente para o enfrentamento dos problemas motores ocasionados pela doença.

Segundo a Profª, a verba de capital do projeto será aplicada na aquisição de computadores para análise dos dados de posturografia, cinemática e neuroimagem. Além disso, o projeto irá financiar parcialmente os exames de neuroimagem necessários para estabelecer o efeito do protocolo de tratamento sobre a função e estrutura cerebral dos pacientes com Doença de Parkinson.

A pesquisadora frisa que os editais de financiamento são fundamentais para viabilizar a execução de projetos como esse, que envolvem várias medidas comportamentais, fisiológicas e também de neuroimagem, uma vez que a pesquisa científica necessita de um grande aporte de recursos humanos e materiais.

Ela espera, ainda, estabelecer um programa de reabilitação por meio de um protocolo terapêutico englobando a ETCC associada à Fisioterapia, maximizando seus efeitos, o que levaria à recuperação mais rápida e efetiva do paciente com Doença de Parkinson.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário