UNISUAM é a melhor universidade no Hacking.Help 2020


UNISUAM é a melhor universidade no Hacking.Help 2020

Além de ser eleita a melhor universidade participante do evento, UNISUAM ainda foi premiada com as soluções desenvolvidas nas verticais de Cooperativismo e Assistência Social.


Entre os dias 22 e 24/05, a Hacking.Rio promoveu o Hacking.Help, um hackathon online e gratuito, que reuniu empresas parceiras e voluntários da comunidade de tecnologia e educação.

O evento, desenvolvido para fomentar a criação de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade em razão da pandemia do COVID-19, contou com pessoas de todo o Brasil e até outros países, desde que fossem de língua portuguesa, que uniram forças, durante uma maratona de 72 horas, para criar soluções inovadoras.

O programa, composto por 6 verticais competitivas (logística, cooperativismo, empregabilidade, saúde, assistência social e educação), distribuiu mais de R$30.000 em prêmios para os vencedores das verticais, melhor mentor e melhor universidade. 

A UNISUAM, que tem como um de seus valores primordiais a responsabilidade social e o propósito de transformar vidas, aceitou o desafio e marcou presença no evento. 


(Leia mais: Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro)

Falando em desafios, já de início a Instituição encarou o maior deles: montar equipes diversas e heterogêneas em tão pouco tempo. Mas, essa missão foi concluída com louvor pelo Gerente de Inovação da UNISUAM, Prof. Diego Braga, e pelo Coordenador do curso de Análise de Sistemas da UNISUAM, Prof. André Guedes.

“O Hacking.Help foi um momento histórico, em que unimos professores, coordenadores de cursos, colaboradores e alunos das modalidades presencial e EAD em um único propósito, fomentando uma forte conexão em nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação”, afirma Prof. Diego Braga.

De acordo com o Prof. André Guedes, a participação no evento agregou ainda mais valor ao  mindset institucional, visto que uma maratona como o Hacking.Help é, sobretudo, um desafio e um processo de evolução constante, que propiciou aos participantes a imersão em uma jornada de transformação digital e colaboração intensa, na qual foram instigados a oferecer o seu melhor em um período limitado de tempo, resultando na difusão de emoções afloradas durante a trajetória de aprendizado dos alunos. 

“O Hacking Help transformou a vida de uma centena de pessoas dentro da UNISUAM e ainda pode transformar a de milhares de pacientes da COVID-19, sendo um divisor de águas que prova que, juntos, podemos obter os maiores e melhores resultados! Ademais, eventos como esse são fomentadores para a transformação da entidade como uma Instituição de Ensino colaborativa. Nada pode nos parar!”, ressalta ele.


(Leia mais: UNISUAM – Cuidando de você mesmo longe)

A Instituição contou com equipes representantes em cada uma das categorias das verticais que, além de colaborar com soluções criativas e inovadoras que podem ajudar muitas pessoas, também renderam para a UNISUAM os prêmios de Melhor Universidade no Hacking.Help e o 3º lugar nas verticais Cooperativismo, com a Equipe Coruja, e Assistência Social, com a UNISUAM Social.



Veja as soluções criadas pelas equipes da UNISUAM nas verticais



  • LogísticaDelivery Colaborativo ColabService

A solução é a criação de um delivery colaborativo por pessoas que residam na circunvizinhança desses locais, que tem por objetivo facilitar a entrega de encomendas em áreas de difícil acesso ou de risco.



  • Cooperativismo – CoopList

A solução foi a criação de um marketplace para cooperativas de diversos ramos ofertarem os seus serviços e produtos, oferecendo uma maior acessibilidade, conveniência e apoio para as cooperativas.



  • Empregabilidade – SuperAção

A solução é a criação de uma rede que conecta mulheres autônomas que tiveram a sua renda impactada pela pandemia a pessoas que precisam de produtos e serviços para a sua família por meio de uma plataforma que gera conexão e capacitação.



  • Saúde – Tem leito aí?

A solução foi a criação de uma plataforma a qual indicasse para os pacientes com sintomas graves de COVID-19 quais hospitais têm leitos disponíveis.



  • Assistência Social – Mapping Live

A solução foi a criação de uma plataforma que, através do mapeamento dos setores com maior índice de grupo de risco, visa propiciar um melhor funcionamento empresarial com o objetivo de oferecer mais segurança e promover um maior equilíbrio psicossocial dos colaboradores.



  • Educação 1 – TAGClave

A solução foi a criação de uma plataforma a qual fornecerá vídeos de conteúdo com a confiabilidade verificada, de forma organizada e tagueada, com curadoria de profissionais da área. 



  •  Educação 2 – ICP Capacitação Profissional

A solução foi a criação de um plataforma de capacitação profissional para pessoas as quais já estão imersas no mercado de trabalho.  



Para Reynaldo Bello, aluno do 5º período do curso de Serviço Social UNISUAM e também colaborador da Instituição, que levou o 3º lugar com a sua equipe na vertente Assistência Social, participar do evento foi extremamente gratificante.


(Leia mais: UNISUAM produz máscaras em impressoras 3D pra profissionais de saúde)

“Foi muito positiva a minha participação. Aprendi muita coisa. Eu saio de lá fortalecido porque conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar. O meu projeto pertence à vertente da Assistência Social e foi um grande desafio, mas a gente deu conta e, apesar de ser tudo muito corrido, todos se doaram e, utilizando as ferramentas e habilidades disponíveis naquele contexto, apresentamos um projeto com qualidade”, conta ele.

No total, as equipes contaram com a colaboração de 20 mentores da UNISUAM no processo de criação dos projetos, os quais dobraram as suas horas de participação para oferecer apoio e orientação aos alunos em todo o processo, desde de a ideação até a realização final. 


(Leia mais: Adaptabilidade no Ensino e o Compromisso com a Educação)


“Eu só tenho agradecer à UNISUAM e, principalmente, a colaboração e disponibilidade dos mentores da Instituição. Eu trabalhei em uma equipe redonda, que só tinha gente comprometida, e a cereja do bolo foi a Instituição ser premiada como a melhor universidade em meio a tantas outras que participaram”, comemora Reynaldo.



Quer estudar com a gente?


Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Avatar Marcus Mendonça disse:

    Como mentor do evento eu parabenizo a Unisuam pelo feito. Marcus Mendonça – Mentor de Negócios.