ENADE: Um compromisso para a vida toda!


ENADE: Um compromisso para a vida toda!

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, a prova é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

 

Resultado de imagem para gif graduation

 

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais sobre o Enade baseia-se nos seguintes normativos:

 

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004;
Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018, republicada em 31 de agosto de 2018;
Portaria nº 828, de 16 de junho de 2019;
Edital nº 43, de 4 de junho de 2019.

 

Saiba tudo sobre o ENADE 2019

O Enade em 2019 será aplicado no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13h30 (horário de Brasília), e será encerrado às 17h30, com duração total de quatro horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Chega 1h antes do início da prova, assim você evita transtornos!

 

Resultado de imagem para gif studying

 

Este ano, serão avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Estética e Cosmética e Tecnologia em Gestão Ambiental.

 

ENADE: É Obrigatório?

ENADE

 

Os alunos convocados para participar do exame são os estudantes que se encontram no primeiro e no último ano dos cursos. Porém, a realização da prova somente é obrigatória para aqueles que estão terminando a faculdade, conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é componente curricular obrigatório. E é registrado no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

 

Aprenda passo a passo como se cadastrar para fazer o ENADE 2019

  • Cadastro do Estudante no Sistema Enade: Preencher o Cadastro do Estudante no endereço , até o dia 21 de novembro de 2019, informando seus dados pessoais;

 

  • Questionário do estudante: Preencher completamente o Questionário do Estudante, até o dia 21 de novembro de 2019, destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade no endereço;

 

  • Atendimento Especial: Solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social dos estudantes concluintes no endereço , até o dia 13 de setembro de 2019, se for o caso;

 

  • Prova: Destinada a aferir o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

Não fique “irregular”

A existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório e o estudante não poderá receber o seu diploma enquanto a sua situação junto ao Enade não se regularizar.

 

ENADE 2019

 

Situações para evitar:

  • Não esqueça de preencher o QE até 21/11/2019 às 23h59min;
  • Se não comparecer ao exame no dia 24/11/2019 às 13h30min e não solicitar dispensa no prazo de 02/01/2020 a 05/02/2020, conforme o edital INEP nº 43/2019;
  • Se tiver o registro de participação indevida na prova;
  • Se for eliminado do exame, conforme o edital INEP nº 43/2019.

 

No próximo texto falaremos sobre possíveis imprevistos e como você deve agir de acordo com cada um deles.
Até breve!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • Avatar RODILEI PINHEIRO disse:

    obrigado

  • Avatar Marlucia Santos da Silva disse:

    O Enade é uma prova para concretizar é mostrar ao MEC;quê aprendemos muito sobre o que vamos colocar em prática para nossos pacientes é clientes;tudo que nos foi ensinado teoricamente e práticas também