Técnicas lúdicas para cuidador de idosos como instrumento para o Desenvolvimento Local


Técnicas lúdicas para cuidador de idosos como instrumento para o Desenvolvimento Local

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Mestrado UNISUAM comemora mais um projeto de sucesso e realizará cerimônia de certificação dos alunos do curso “Cuidador de Idosos”, no Complexo do Alemão

O Mestrado em Desenvolvimento Local colhe valorosos frutos de suas pesquisas que são sempre voltadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno onde a UNISUAM está inserida, transformando realidades e mudando a vida de pessoas.

Dando prosseguimento a essas práticas, o Enfermeiro e Mestrando, Rafael dos Santos, implementou, sob orientação do Dr. Ayrton Antonio Castagna e co – orientado pelo Dr. José Teixeira de Seixas Filho, um projeto de aulas de técnicas para cuidador de idosos na Instituição Clube Cidadão Professor Matriz, localizada na Estrada do Itararé, Complexo do Alemão.

Com o título “Técnicas lúdicas para cuidador de idosos como instrumento para o Desenvolvimento Local”, o projeto certificará no dia 15/12, às 13h, sua turma de 20 alunos, composta por todas as pessoas que voluntariamente aderiram à proposta, com mais de 18 anos e moradores da comunidade.

As técnicas utilizadas por Rafael foram inovadoras, o curso teve duração de 45 horas, dividido em módulos com foco total na melhoria da qualidade de vida do idoso por meio da terapia do riso e do lúdico. Segundo o pesquisador, a terapia do riso pode ser considerada uma estratégia de humanização na área do cuidador, tendo como intuito capacitar pessoas para tratar de idosos, com ou sem limitações, para as atividades da vida diária, identificando suas necessidades e expectativas em relação à vida cotidiana, respeitando a individualidade, incentivando a autonomia e independência, estimulando a capacidade funcional, garantindo-lhes qualidade de vida.

O objetivo do curso foi o de formar cuidadores para atuarem com idosos, utilizando técnicas que favoreçam a troca de ideias entre os participantes, levando-os a encontrar novas possibilidades de aplicação dos conhecimentos em situações reais do contexto profissional, favorecendo a integração entre teoria e prática, por meio da dinâmica ação-reflexão-ação, a partir de situações desafiadoras que demandem a apropriação, articulação e aplicação dos conhecimentos, valores e habilidades em situações variadas, cenário imprescindível para alcançar a confiança do idoso e poder interferir a seu favor nas tarefas cotidianas, visando melhorar sua qualidade de vida.

 





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