TEA – únicos e complexos


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Profª Waldirene Araújo – Líder da área de Educação da Pós UNISUAM

 

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma condição do sujeito que apresenta acentuada dificuldade em interagir socialmente. Segundo a APA (American Psychiatric Association, 2013), as características específicas variam na forma como se manifestam e no grau de severidade.

 

(Leia mais: Líder da área de Educação da Pós UNISUAM participa da Conferência Anual sobre o TEA)

 

Sabe-se que este transtorno ou condição mental pode ter múltiplas explicações, origens ou causas. Podemos relacioná-lo a causas psicoafetivas, neurobiológicas ou genéticas.

 

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Quando se discute o autismo é necessário ter em mente a diversidade de sintomas e as múltiplas formas de manifestações clínicas, considerando os níveis de desenvolvimento e de funcionamento destas. A observação do comportamento e a caracterização das manifestações atitudinais são pistas para definir um perfil de investigação diagnóstica – que no caso do autismo é complexo.

 

Ressaltamos que o autismo está inserido na relação de Transtornos Globais do Desenvolvimento, acompanhado pelas psicoses infantis e síndromes – Rett, Asperger e Kanner. Além de estar associado, em alguns casos, à deficiência intelectual, deficiência auditiva, epilepsia, Síndrome de Down ou outras comorbidades.

 

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De acordo com a Classificação Internacional de Doenças – CID10, que trata dos transtornos mentais e comportamentais, o TEA apresenta-se em tipos ou subcategorias: a) Autismo infantil; b) a Síndrome de Rett; c) a Síndrome de Asperger; d) o Transtorno desintegrativo da infância; e) o Transtorno geral do desenvolvimento não especificado.  Quanto aos graus de apresentação, eles podem ser leves, moderados e severos.

 

 

Cada tipo apresenta formas específicas de comportamentos e dificuldades

 

 

O Transtorno autístico ou Autismo clássico ou Autismo infantil manifesta-se com atrasos na linguagem, na interação social e na comunicação, surgindo comportamentos incomuns (Grau severo).

 

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O Transtorno geral do desenvolvimento não especificado tem em seu comportamento determinadas características do Autismo clássico, outras não aparecem (Grau leve).

 

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O Transtorno desintegrativo da infância atinge geralmente os pré-escolares. Neste tipo, as crianças perdem as habilidades linguísticas e a capacidade de interagir socialmente (Grau moderado).

 

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Na Síndrome de Asperger, as dificuldades apresentam-se na utilização funcional da linguagem e nas dificuldades com a interação social (Grau moderado).

 

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Os indivíduos que apresentam a Síndrome de Rett frequentemente são meninas acometidas na medida em que envelhecem (Grau severo).

 

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Em todos os casos, a dificuldade de aprendizagem é um sintoma característico e precisa ser acompanhado o mais precocemente possível. A desordem cerebral representada no desenvolvimento da pessoa com Autismo interfere, consideravelmente, na maneira como ela lida com o mundo. Suas percepções, sensações, a forma como distingue os sons, seus comportamentos, habilidades de interação social e comunicação são únicas, complexas e tornam-se desafios diários desta condição crônica.

 

Esta deficiência neurológica tem mobilizado Médicos, Cientistas, Professores, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos e Psicólogos na tarefa de pesquisar manejos específicos que possam minimizar as dificuldades diárias destes indivíduos.

 

É importante também lembrar que não são todos os estudiosos que consideram o Autismo uma deficiência neurológica. Como descrito anteriormente, podemos relacioná-lo a causas psicoafetivas, neurobiológicas ou genéticas.

 

Os estudos avançam e, assim como as famílias, as escolas e a sociedade têm se apropriado das características e peculiaridades destes sujeitos únicos e significativos na tarefa inclusiva de cada dia.

 

 

 

Profª Waldirene Araújo

 

Waldirene Amorim de Jesus Araujo- Mestre

 

Mestre em Desenvolvimento Local – Área de Concentração: Desenvolvimento Sustentável e Trabalho. Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional. Líder dos cursos de Pós-Graduação na área de Educação e Docente das disciplinas pedagógicas nas Licenciaturas da Instituição.

 

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