Semana da Saúde UNISUAM: uma oportunidade para debater sobre bem-estar físico, mental e social


Semana da Saúde UNISUAM: uma oportunidade para debater sobre bem-estar físico, mental e social

Mais uma edição da Semana da Saúde UNISUAM se aproxima e, dessa vez, os cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Fisioterapia prepararam mais de 30 atividades para a compreensão da importância do bem-estar físico, mental e social. São diversos debates, workshops e palestras para abordar assuntos pertinentes de cada área.

 

 

Para você ficar por dentro da importância dessa semana, responda a algumas perguntas…

 

 

 

Você sente incômodos persistentes, como dores nas costas, por mais de 3 meses?

 

Se a resposta for “sim”, acredite: essas dores são mais comum do que imaginamos. Segundo o estudo da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (Sbed), pelo menos 37% da população brasileira (aproximadamente 60 milhões de pessoas) sentem dores de forma crônica. Além de todo o desconforto e mal-estar, as dores crônicas podem causar problemas ainda maiores, como a depressão. É muito importante entendê-las e tratá-las da maneira certa.

 

 

Com a participação dos professores Ms. Arthur Padão, Ms. Pamela Bandeira, Ms. Jéssica Fernandez e Dr. Leandro Calazans, o curso de Fisioterapia promove um bate-papo, no estilo talk show, no qual esses profissionais falarão sobre quais emoções e sentimentos podem interferir na dor crônica, a importância da avaliação, quais os tratamentos atuais para dores crônicas e se os profissionais da saúde realmente entendem sobre dor crônica.

 

 

 

Você presta atenção no seu comportamento alimentar?

 

Esperamos que a resposta seja “sim”, mas nunca é tarde! Os problemas de saúde não são os mesmos em todas as pessoas. Tudo depende do seu dia a dia, da sua saúde e do seu comportamento alimentar, claro. Você sabia que muitas das doenças crônicas que atingem as pessoas são consequências dos nossos comportamentos e hábitos alimentares?

 

 

É por isso que, entre as atividades focadas no curso de Nutrição, há um debate acerca de comportamento alimentar com Anna Carolina Rego, que irá falar sobre a importância dos hábitos alimentares e qual é o papel responsável que cada um deve ter em relação à sua alimentação. Tem também uma oficina de Educação Alimentar e Nutricional na Diversidade, com Giselle Oliveira, para te ajudar a compreender mais sobre a promoção da alimentação saudável e a redução do desperdício.

 

 

 

Você se preocupa com a estética?

 

Muitas pessoas ainda precisam entender que ter saúde não significa apenas a ausência de doenças. É preciso atingir um estado completo de bem-estar social, mental e físico. E promover a saúde por meio da beleza ajuda muitas pessoas a não apenas aumentarem a sua autoestima, mas também a se sentirem mais motivadas para cuidarem de si mesmas.

 

 

No workshop de Ciências Farmacêuticas sobre Inovação e Cuidados Farmacêuticos em Estética, o Prof. Francisco Alves Farias Filho irá abordar a crescente a demanda por envolvimento do profissional farmacêutico com atividades clínicas em inovação e cuidados em Estética. O objetivo é promover atualização e discussão quanto às práticas clínicas farmacêuticas que contribuem para a promoção da saúde através dos cuidados em Estética.

 

 

E aí, gostou das dicas? Então, não vai ficar de fora, né?

 

 

A Semana da Saúde acontece entre os dias 09 e 16/05 e as inscrições estão abertas. Clique aqui para conferir todas as atividades da Semana da Saúde e não perca tempo: restam poucas vagas!





Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário