Semana Acadêmica das Engenharias foi sucesso total!


Semana Acadêmica das Engenharias foi sucesso total!

ponte

Com o tema “Tecnologia e Inovação: uma nova visão para as Engenharias”, a Semana Acadêmica das Engenharias, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de outubro, foi um sucesso total.

O cenário era composto de auditórios e salas de aula lotadas, em palestras e oficinas que contemplaram diversos assuntos, tais como: grandes obras, saneamento básico, política nacional de resíduos sólidos, reciclagem de polímeros, eficiência energética, materiais e dispositivos supercondutores em sistemas elétricos de potência, biocorrosão, dentre outros.

Mas, as palestras e oficinas que concentraram um maior número de público foram as relacionadas às pontes de macarrão, que são o desafio do concurso ProjetArte, conduzido neste semestre pelo curso de Engenharia Civil e que consiste na construção de pontes de macarrão. O objetivo é integrar as diferentes disciplinas do curso, como as cadeiras de Física Mecânica, Estática, Isostática, Hiperestática, Resistência dos Materiais e Pontes.

As pontes de macarrão serão avaliadas por uma banca, composta de professores, e os melhores trabalhos serão premiados. O concurso será realizado nos dias 14 de novembro (Unidade Bonsucesso) e 18 de novembro (Unidade Bangu). Todos os alunos do curso de Engenharia podem participar e receberão certificados de participação, basta enviar e-mail para o coordenador adjunto, Prof. Everton Rangel Bispo (coordadjengenharia@unisuam.edu.br).

macarrao

Regulamento – Ponte de Macarrão

Construir uma ponte de macarrão nas seguintes dimensões:

I) 1,20 metros de comprimento por 0,2 metros de profundidade e o máximo de 1 metro de altura. Observação: sem restrição de peso.

II) Quanto ao número de componentes:

Apenas serão aceitos grupos com no máximo 5 componentes.

III) Quanto à estrutura física da ponte:

A – Não será permitido colar ou inserir qualquer material entre o aglomerado de macarrão, na intenção de aumentar a resistência mecânica;

B – Poderá ser usada qualquer técnica ou material para unir os nós (nódulos ou rótulas);

C – Poderão ser utilizados cera ou verniz para impermeabilizar a ponte no intuito de proteger da umidade (exemplo da função do “zarcão” para estruturas metálicas);

D – Uma barra de cano, ferro ou madeira deverá ser colocada no ponto de maior resistência mecânica da ponte para o teste de resistência;

E – O mínimo aceitável de Massa ou Peso que a estrutura da ponte deverá ser capaz de sustentar será de 50kg ou 500N, respectivamente.

semana_eng

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário