“São 4 horas de viagem apenas. Mas parece outro mundo!”. Jason Alves Madeira, vencedor do Prêmio Augusto Motta


“São 4 horas de viagem apenas. Mas parece outro mundo!”. Jason Alves Madeira, vencedor do Prêmio Augusto Motta

jason_augustomotta2

No dia 02/02/2014, dois alunos da UNISUAM iniciaram uma experiência que levarão para a vida toda. Foi neste dia que Jason Alves Madeira, aluno do 8º período de Administração, e Bárbara Guimarães Gonçalves, do 4º período de Ciências Contábeis, chegaram à capital do Chile, Santiago, no intercâmbio cultural conquistado com o Prêmio Augusto Motta.

Os dois alunos chegaram à cidade por volta do horário de almoço e foram hospedados na casa de duas senhoras chilenas. Jason conta que a casa tinha uma organização exemplar, com quartos muito limpos e bem organizados e refeições servidas com uma apresentação digna de restaurante. Após o almoço, o primeiro fato curioso: com o dia ainda bem claro, o aluno UNISUAM pensou ainda ser de tarde, para se surpreender ao notar que já passavam das 20h. Conversando com as senhoras que os hospedaram, soube que o sol se põe muito tarde, o que influencia a vida social e cultural dos chilenos.

No segundo dia, os dois alunos iniciaram suas aulas de espanhol. O curso foi avaliado por Jason como muito válido, pois permitiu uma integração multicultural com a presença de estudantes de outras nacionalidades, como alemães e australianos. Outra experiência interessante foram as aulas básicas de salsa, que permitiram à Bárbara e Jason conhecerem alguns passos da dança latina.

O maior contato com o cotidiano chileno ocorreu durante os passeios. Além de conhecerem o Museo Nacional de Bellas Artes e La Chascona (casa do poeta Pablo Neruda), os alunos passearam pelos diversos parques disponíveis na cidade e conheceram o bairro de Bellavista, famoso ponto turístico com diversas opções de restaurantes. O que surpreendeu os alunos, segundo o relato de Jason, foi a limpeza, a educação dos moradores e a infraestrutura da cidade, com motoristas parando para qualquer pessoa atravessar a rua e ônibus que permitem uma viagem gratuita a passageiros. Os dois também puderam andar pela cidade com toda a segurança, até mesmo nos horários da noite.

jason_augustomotta

De volta ao Brasil, Jason avalia que a experiência foi muito boa e engrandecedora. Com bom domínio da língua inglesa, pôde conhecer e aprender bastante com as pessoas de outra nacionalidade. O aprendizado e a possibilidade de exercitar o idioma espanhol também serviu de estímulo para continuar conhecendo a língua, que ele descreve como muito útil para sua carreira. Com histórias que lembrarão para sempre, os dois alunos voltam com uma importante bagagem cultural que será, sem dúvida, um diferencial em suas carreiras e sua formação cultural.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • Avatar sergio correia barbosa disse:

    Este projeto da UNISUAM é muito bom. Permite uma oportunidade ímpar de possibilitar um intercâmbio com outros países.Parabéns!

  • Avatar jacira alves milan lopes disse:

    São projetos assim motivadores, que nos fazem ainda acreditar e valorizar e educação. Parabéns à Unisuam pela iniciativa.