Saiba o que fazer em caso de imprevistos no dia da prova do ENADE


Saiba o que fazer em caso de imprevistos no dia da prova do ENADE

Agora quevocê já conhece a importância do ENADE, sabe da influência dele no seu futuro esabe o porquê deve fazer a prova, venho te contar o que você deve fazer em casode imprevistos.

Lembrando que, em qualquer situação, cabe, exclusivamente, ao estudante solicitar dispensa da prova no Sistema ENADE <portal.inep.gov.br/enade> no período de 02/01/2020 a 05/02/2020

Guia definitivo para se dar bem na A1

Dito isto, veja abaixo quais documentos você precisa apresentar na hora de solicitar a dispensa via site.

Acidente

Deverá apresentar o boletim de ocorrência policial contendo relato de acidente de trânsito, relativo à colisão ou atropelamento, que impossibilite o deslocamento até o local de prova no dia da aplicação do ENADE 2019, antes das 13h do horário de Brasília-DF, com envolvimento direto do Estudante. Serão aceitos somente boletins de ocorrência registrados até o dia 10 de dezembro de 2019.

Assalto

Deverá apresentaro boletim de ocorrência policial relatando a situação de assalto no dia daaplicação da prova do ENADE 2019, antes das 13h do horário de Brasília-DF, comenvolvimento direto do Estudante na condição de vítima. Serão aceitos somenteboletins de ocorrência registrados até o dia 10 de dezembro de 2019.

Casamento

Deverá apresentar de Certidão de Casamento do Estudante, ocorrido com até 9 (nove) dias de antecedência da data de aplicação da prova do ENADE 2019.

Em caso de luto

Deverá apresentar a Certidão de Óbito,ocorrido com até 8 (oito) dias de antecedência da data de aplicação da prova doENADE 2019, de cônjuge, de companheiro, dependente devidamente qualificado oude qualquer parente do Estudante, consanguíneo ou afim, em linha reta ou nalinha colateral até 3º grau.

Compreendem-se como parentes até o 3ºgrau: Ascendentes – pais(s), avó(s) e bisavó(s); Descendentes – filho(s),neto(s) e bisneto(s); Colaterais – irmão(s), tios e sobrinhos; e Afins –cônjuge, sogro(s), cunhado(s), avós do cônjuge, sobrinhos e bisavós do cônjuge,madrasta, padrasto e enteado(s). Caso necessário, o Estudante deverá incluir,além da Certidão de Óbito, outra(s) certidão(ões) que comprove(m) o vínculofamiliar.

Em caso de doença

Deveráapresentar o atestado médico ou odontológico que justifique a impossibilidadede comparecimento à prova e abarque o dia da aplicação da prova do ENADE 2019,com carimbo contendo o número de registro profissional do Médico (CRM ou RMS)ou Dentista (CRO) e sua assinatura.

Também seráaceito atestado de acompanhamento de familiar (cônjuge, companheiro, pais,filhos, padrasto, madrasta, enteado, avô e/ou avó) ou dependente legaldevidamente qualificado, carimbado e assinado por Médico ou Dentista. Não serãoaceitos documentos sem carimbo e assinatura de Médico ou Dentista.

Maternidade

Deveráapresentar o atestado médico especificando a condição de licença-maternidade daEstudante, com carimbo contendo o CRM e a assinatura do Médico, além daindicação expressa do período de licença que abarque o dia da aplicação daprova do ENADE 2019 ou a Certidão de Nascimento da criança, que comprove que o seunascimento ocorreu até 3 (três) meses antes da data de aplicação da prova do ENADE2019. Igualmente será concedida licença-maternidade para os casos de adoção,devidamente documentada.

Paternidade

Deveráapresentar a Certidão de Nascimento ou de Adoção de filho, que comprove aocorrência do fato até 20 (vinte) dias antes da data de aplicação da prova do ENADE2019.

Concurso público ou processo seletivo de trabalho

Deverá apresentaro documento e/ou declaração que comprove o comparecimento do Estudante aoconcurso público ou ao processo seletivo de trabalho no dia da aplicação daprova do ENADE 2019,devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devidaassinatura do representante da realizadora do concurso ou do empregador.

No caso dedeclarações de empresas, o documento deverá conter carimbo com os dados do CNPJe o nome do declarante. Não serão aceitos comprovantes de inscrição.

Compromissos profissionais

Deverá apresentar a Declaração deExercício de Atividade Profissional no dia da aplicação da prova do ENADE 2019,com identificação do empregador responsável pela declaração, devendo essedocumento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura doempregador e carimbo contendo os dados do CNPJ da empresa.

Curtiu as nossas dicas? Tem alguma outra dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde na terceira parte desta série sobre o ENADE. Perdeu a primeira parte? Você pode ler agora mesmo AQUI.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário