Rodrigo Lauria e a imersão no ensino do futuro


Imagem do Post

O Prof. Rodrigo Linhares Lauria, do Curso de Engenharia de Produção, foi o grande vencedor do Prêmio UNISUAM 50 Anos de Incentivo à Adoção de Metodologias Ativas, e, como prêmio, ganhou a oportunidade de participar do Curso de Formação de Professores do Futuro, na University of Applied Sciences.

(Leia mais: Conheça o grande vencedor do Prêmio UNISUAM 50 Anos de Incentivo à Adoção de Metodologias Ativas)

A ação foi realizada em parceria com o Consórcio STHEM BRASIL. A UNISUAM integra o grupo STHEM Brasil, desde a sua criação, em 2014. O consórcio é inédito no país, formado por mais de 40 IES brasileiras e a LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA, tem por objetivo formar, principalmente, professores das áreas de Tecnologia e abrange também docentes das áreas de Humanidades. Objetivo esse traduzido em seu próprio nome, uma vez que a palavra STHEM são as iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática.

logo-sthem-mobile-retina

 

Finlândia, a educação do futuro

Referência mundial em educação, a Finlândia é a dona do sistema de ensino mais elogiado do mundo. O país está constantemente investindo em evolução, se atualizando e renovando seus próprios métodos para acompanhar as frequentes mudanças do mundo. Uma das apostas do modelo finlandês de ensino é a tecnologia presente em sala de aula.

E este foi o destino do nosso Professor! No começo de junho, Rodrigo embarcou para a Finlândia. Foram dias de muito aprendizado, imersão em uma cultura diferente e contato com métodos de ensino do futuro.

O Programa reuniu professores brasileiros em busca de conhecimento e desenvolvimento de novos projetos focados em oportunidades de inovação em educação para suas instituições de origem.

Os professores foram apresentados à cultura finlandesa e o seu modelo de ensino. Com a presença de Carita Prokk, Diretora de Operações de Negócios da TAMK, os docentes atualizaram, ainda mais, o processo de aprendizagem e seus métodos.

Uma das principais diferenças entre o método de ensino finlandês e o brasileiro é a ausência de salas de aula. De acordo com o site da STHEM BRASIL, nenhum dos locais visitados apresentou a estrutura tradicional que conhecemos como sala de aula. A TAMK possui espaços de aprendizagem voltados para o ensino na prática.

Para Rodrigo Lauria, os laboratórios são como parques de diversão, onde os alunos colocam a mão na massa e aprendem tudo de forma dinâmica: fazendo! O protagonismo do aluno é priorizado por lá. O aprendizado vai muito além das provas e notas, mas passa pela experiência proporcionada ao aluno e muita reflexão.

Já de volta ao Brasil, o Professor traz na bagagem uma infinidade de novas experiências e muito conhecimento para compartilhar conosco. Cada vez mais investindo em Metodologias Ativas a UNISUAM busca evoluir dentro e fora da sala de aula, trabalhando dia a dia para motivar seus alunos. A Instituição conhece a importância do ensino mais próximo da realidade profissional e tem investido em um ensino com foco no mercado para potencializar, cada vez mais, a empregabilidade do aluno ainda no período de sua formação. A experiência adquirida pelo Professor Rodrigo Lauria é a comprovação de todo investimento e preocupação da UNISUAM em oferecer o melhor em metodologias ativas para proporcionar o melhor aprendizado.

Durante todo o período que esteve viajando e estudando, Rodrigo fez questão de dividir sua rotina, as novidades e suas percepções com a gente. Obrigada Professor!

Confira a galeria do professor:

Quer estudar com a gente? Matrículas abertas para 2018.2!
Conheça o curso de Engenharia de Produção da UNISUAM!
Para mais informações, ligue:(21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário