Rio2C: conteúdo e aprendizado em uma experiência surpreendente


Imagem do Post

Professores e alunos da UNISUAM juntos na Rio2C. Da esquerda para a direita: Prof. Pedro Portugal, alunos Mariana Mortani, Erick Contrera, Iury Lima, Milena Iessa e Prof. Gércton Coitinho

 

 

 

A Rio2C foi marcada por muito conhecimento e networking. Saiba como foi a experiência para os alunos da UNISUAM!

 

 

“Está tudo conectado”. Essa é a mensagem principal que a Rio Creative Conference (Rio2C) passou para as pessoas que participaram desse evento que é referência no mercado.

 

 

Sendo a maior conferência de criatividade e inovação da América Latina, a Rio2C aconteceu entre os dias 23 e 28/04 e contou com a participação de diversos artistas e profissionais do segmento audiovisual, proporcionando uma experiência única para todos os que passaram por lá.

 

 

Criatividade e inovação são os pontos-chave para a realização da Rio2C. Por isso, todos os painéis, workshops, shows e jogos tinham a missão de inspirar e transformar os visitantes. E parece que deu certo! Paolla Mello, aluna de Comunicação Social da UNISUAM, contou que estava muito desanimada com a realidade da sua área mas, através do evento, percebeu que ainda pode atuar com o que escolheu.

 

 

“Me deu vontade de investir mais em mim para desenvolver cada vez mais o meu profissional”, ela conta.

 

 

O evento foi igualmente produtivo para quem já está atuando na área. Julianne Rodrigues, aluna do 8º período, trabalha em uma agência de Publicidade e definiu a experiência como enriquecedora.

 

 

“Na Rio2C pude ter contato com temas que estão bastante em alta e outros que ainda não conhecia, aprendendo através de pontos de vista de diversos profissionais, além de ter contato com tecnologias impressionantes, que me proporcionaram bastante histórias para contar. Foi um privilégio que jamais esquecerei”, ressalta ela.

 

 

O evento foi tão inspirador que teve gente que não queria sair de lá. Erick Contrera, aluno do 6º período de Publicidade e Propaganda, esteve presente em todos os dias do evento e parecia estar se sentindo em casa. O aluno adorou escutar casos de sucesso – e de insucesso – de diversas empresas e percebeu que, independente de status ou currículo, todos os que estavam presentes tinham um mesmo propósito: busca por aprendizado.

 

 

“Ali, todo mundo era igual. Você nunca sabe quem está do seu lado, sentado, aprendendo e ouvindo, assim como você. Ouvir sobre como funciona o negócio de profissionais de diferentes áreas sem muros de concorrência é realmente espetacular. Sem dúvidas, o evento superou a minha expectativa, aproveitei o máximo que pude”, ressalta ele.

 

 

Prof. Victor Azevedo e alunos Mariana Mortani e Anderson Grillo em uma das experiências de realidade virtual

 

 

Para incentivar o trabalho em equipe e a comunicação, a Rio2C contou com propostas como as atividades de realidade virtual. Iury Lima, também aluno da UNISUAM, comenta sobre a experiência do estande da Globo com empolgação.

 

 

“Foi incrível! Totalmente bem feita, me deixou tremendo de medo, mas eu com certeza iria outras vezes de tão divertida que foi”, diz ele.

 

 

Painel “Branding para gestão de marca”, com Ana Cotta

 

 

Erick destacou dois painéis como os seus favoritos: “Branding para gestão de marca”, com Ana Cotta, e “Design como ferramenta de marketing”, com Simone Lagares. O aluno vem buscando cada vez mais conhecimento nessas áreas e os dois painéis o fizeram ver que o que ele sabia era apenas a ponta de um iceberg.

 

 

“Usaram uma linguagem clara e que qualquer pessoa consegue entender e associar, sendo empreendedor ou profissional da área”, ele justifica.

 

 

Julianne considerou “Família tradicional brasileira” como uma das palestras mais significativas da Rio2C. O painel abordou o retrato das famílias existentes no Brasil e como as marcas devem representar todas elas.

 

 

“Foi um rico debate sobre como marcas podem dar representatividade e visibilidade a determinados inviabilizados. Me senti bastante contemplada pela fala das profissionais ali presentes”, comenta a aluna.

 

 

Ela também destaca o painel sobre a “A Narrativa do Funk”, dizendo que foi empolgante e representativo ver artistas oriundos de favelas falando sobre as suas importantes vivências.

 

 

Já Iury Lima, escolheu o bate-papo com o Administrador da página Quebrando o Tabu e representantes da equipe da segunda temporada da série homônima da GNT como um dos melhores momentos

 

 

“Eu sempre acompanhei o trabalho deles nas redes sociais, na série documental e ouvir deles sobre o próprio trabalho e o que eles fazem com tanta paixão para mudar o mundo – mesmo que seja minimamente – foi incrível”, declara Iury.

 

 

Segundo o aluno, o evento, como um todo, foi muito inspirador por mostrar pontos de vistas diferentes e importantes, além de colocar o visitante próximo de profissionais de grandes nomes do mercado, como a dupla de diretores Os Primos, e pessoas inspiradoras, como Thaynara OG.

 

 

“Com certeza agregou demais para o profissional que eu almejo um dia ser, além de ter sido uma experiência divertida”, concluiu ele.

 

 

Alunos Marcella Leal, Erick Contrera e Paolla Mello, Profª Ediana Avelar, Reitor Arapuan Motta, Vice-Reitor de Ensino Bruno Teixeira, Coordenadora de Comunicação Social Cláudia Val, Prof. Gércton Coitinho na Rio2C

 

Seja aluno, professor ou profissional da área, não há dúvidas de que a Rio2C cumpriu com o objetivo de conectar pessoas, inspirar inovação e utilizar a criatividade. A importância de uma comunicação inclusiva foi destacada, além do aproveitamento da emoção como um gatilho para conteúdos relevantes. E é por isso que a Rio2C termina deixando os seus visitantes saudosistas. Agora, além de todo conhecimento adquirido, o que ficam são as memórias de uma semana incrível de muito networking e experiências.

 

 

Quer estudar com a gente?

 

MATRÍCULAS ABERTAS

 

 

 

Conheça os cursos de Jornalismo UNISUAM e Publicidade e Propaganda UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797

 

 

 

 

 

 

 

 

Revisão : Luana Medeiros





Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário