Quer ajuda para escolher seu curso da Graduação?


Quer ajuda para escolher seu curso da Graduação?

Ao concluir o Ensino Médio, a dúvida de qual curso escolher para uma Graduação começa a tomar conta do dia a dia de qualquer estudante. É normal se sentir confuso a respeito do seu futuro e ficar em dúvida em relação aos cursos disponíveis. O importante é saber que essa escolha é uma grande responsabilidade e irá definir o início da sua carreira profissional.

 

Para te ajudar a fazer a escolha certa e que esteja de acordo com o seu perfil, separamos 4 dicas para que você comece com segurança sua trajetória de sucesso.

 

Analise suas prioridades

Você já está planejando o seu futuro? Não?! Pois deveria!

 

É muito importante saber aonde você quer chegar e o qual o grande motivo para que você esteja ingressando em um curso específico. Nem pense em fazer uma faculdade só por fazer! Foque nas suas expectativas, nas suas prioridades e nos seus planos a curto, médio e longo prazo. Enumere suas preferências na área desejada, analise as opções e confirme as oportunidades que você deseja encontrar no meio do caminho. É muito importante que suas metas e desejos estejam de acordo com o curso escolhido. 

 

Saber aonde você quer chegar é essencial!

 

Pesquise sobre o mercado de trabalho

O curso superior irá abrir grandes portas no seu futuro e, justamente por esse motivo, é preciso estudar algo que esteja de acordo com seus desejos futuros e com as características profissionais que você deseja adquirir. 

 

Busque informações sobre o mercado de trabalho da profissão que você deseja seguir, sempre tendo em mente que existem etapas que precisam ser cumpridas para que você alcance grandes oportunidades. Se informe a respeito de estágios, empresas, concursos públicos, vagas e não se esqueça: um profissional multitarefa se destaca! Busque as possibilidades de cada curso e nunca se limite a uma habilidade só.

 

Conheça a fundo os cursos que você pensa em escolher

A essa altura você já sabe em qual área se encaixa, né? Já deve até ter selecionado algumas opções de cursos! Agora é a hora de analisar as propostas de cada curso e as possibilidades para o seu futuro.

 

Não basta escolher um curso aleatório só porque você se identifica com uma área específica. É preciso conhecer os cursos disponíveis e pontuar as particularidades de cada um, só assim você poderá compreender aonde estará se metendo e quais habilidades poderá adquirir ao longo dos anos na faculdade. Comece pesquisando informações em blogs e pesquisando os perfis profissionais de cada curso para encontrar o que você mais se identifica.

 

Converse com profissionais

Uma ótima maneira de conhecer a realidade de cada profissão é conversando com profissionais que, assim como você, começaram cheios de expectativas. Eles precisaram lidar com dilemas e atualizações de cada área, então poderão te aconselhar e conversar com sinceridade sobre sua futura profissão.

 

Atualmente é muito fácil encontrar profissionais renomados em qualquer rede social e, claro, cursos, workshops e eventos para começar a entrar no universo de uma profissão. Não tenha medo de perguntar e deixe a timidez de lado para alcançar seus objetivos! 

 

Que tal começar encontrando professores experientes e prontos para tirar suas dúvidas? Aqui na UNISUAM nós abrimos as portas para que você conheça nossa infraestrutura e ainda tenha a oportunidade de conversar com professores de diversas áreas. Tá afim de fazer um tour, conhecer seu possível Coordenador e participar de atividades práticas relacionadas ao curso que você está prestes a escolher? Então, aproveita para se inscrever na próxima edição do UNISUAM Experience e conheça de pertinho o seu futuro curso! O evento é de graça e temos ótimas condições para quem se matricular nele. Aproveita! 

 





Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário