Qual é o seu tipo de intercâmbio?


Qual é o seu tipo de intercâmbio?

l_ec1ad5f0-9230-11e1-ac41-25e7b6a00003_large

Tão importante quanto a escolha do destino, é descobrir qual o tipo de intercâmbio é o ideal para o seu perfil. Esse é um momento que requer atenção e pesquisa. A escolha do país deve levar em conta qual o tipo de experiência o intercambista deseja ter, se o foco principal é estudo, trabalho, voluntariado ou imersão e troca de conhecimento cultural.

Confira abaixo a seleção de tipos de intercâmbio, feita pelo site Eu Planejo 360º.

 

Intercâmbios para trabalhar

1.Intercâmbio Internship

Quem quer focar na carreira pode optar por este programa de estágio oferecido por empresas estrangeiras. O estágio é remunerado e você ainda adquire experiência internacional.

2.Intercâmbio Trainee

Este segue a mesma ideia do Internship, porém é voltado para pessoas já formadas ou recém-formadas. E você ainda pode ser efetivado na empresa.

3.Intercâmbio Au Pair

Se quer trabalhar, mas não tem uma profissão, pode se candidatar a cuidar de crianças. O programa de intercâmbio au pair dura 12 meses e você ganha a hospedagem na casa da família, alimentação e um dinheirinho pelo seu trabalho.

4.Intercâmbio Volunteer Program

Existem programas para trabalho voluntário em outros países nas áreas de proteção aos animais, meio ambiente, crianças e auxílio aos sem-teto. Se você se identifica com uma dessas causas, vá em frente, pode ser uma ótima experiência para a sua vida.

5.Intercâmbio Work & Travel

O programa work & travel é voltado para universitários. Nele, você viaja durante as férias de verão e participa de atividades remuneradas. É uma boa dica para quem quer incrementar o currículo e conhecer novos lugares. Algumas empresas como o Walt Disney World oferecem diversas vagas em parceria com a agência STB para quem quer trabalhar nos parques e na sua rede hoteleira.

 

Intercâmbios para estudar

1.Intercâmbio High School

Você tem entre 15 e 18 anos? Então pode fazer uma parte do Ensino Médio fora do país durante um semestre ou por todo o ano letivo. A hospedagem geralmente é feita em uma casa de família local e você tem a chance de aprimorar o seu idioma.

2.Intercâmbio de Universidades

O estudante universitário ou de Pós-Graduação pode concluir ou fazer parte dos estudos fora do país. O Governo Federal tem um programa de bolsas para incentivar a formação de pesquisadores. Um dos mais procurados é o programa Ciência Sem Fronteiras, no qual estudantes de todo Brasil tem a oportunidade de estudar em diversos países com tudo pago pelo governo. Você também pode se informar se a sua faculdade tem algum programa específico.

3.Intercâmbio para Curso de Idiomas

Para quem procura apenas o ensino do idioma, a opção do curso é a ideal. Não é necessário ter fluência na língua do país escolhido e o tempo de curso varia de um mês a um ano. Neste caso, a hospedagem pode ser feita na instituição que oferece o curso, em uma casa de família ou em um hotel.

4.Intercâmbio em Casa de Família

Se você não pensa em estudar formalmente ou trabalhar, mas quer uma imersão no idioma, pode passar um tempo em uma casa de família. Quem sabe até trocar de famílias com alguém que está interessado de vir para o Brasil?

E então, qual o estilo de intercâmbio se encaixa no seu perfil?

Para mais orientações, consulte o Núcleo de Relações Internacionais da UNISUAM – NRI
E-mail: nri@UNISUAM.edu.br
Telefone: [+55] (21) 3882-9990





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário