Publicar artigos é fundamental e nós te explicamos o porquê!


Publicar artigos é fundamental e nós te explicamos o porquê!

Conheça 5 vantagens de ter um artigo publicado

 

A pesquisa científica tem como intuito principal disseminar o conhecimento, por isso a produção e a publicação de artigos faz parte da rotina de Mestrandos, Doutorandos e Pós-Doutorandos, além de Graduandos e Pós-Graduandos que desejam enveredar pela Docência e/ou área de Pesquisa.

 

Além de ser uma expressiva base de comunicação entre acadêmicos e pesquisadores, é por meio da publicação do artigo que o conteúdo é compartilhado e difundido no meio científico, agregando valor, relevância e autoridade ao currículo e à carreira acadêmica do seu autor.

 

Uma das vantagens que a publicação de artigos propicia é que toda a comunidade científica tenha acesso aos seus estudos e descobertas, mas a principal delas é que ter o seu nome sendo citado em outras pesquisas, a partir de um artigo publicado, contribui para a aprovação da publicação de outros artigos produzidos por você, pois muitas revistas científicas usam como critério de aceitação de trabalhos o número de referências que outros pesquisadores fizeram a você.

 

 

 

5 vantagens de ter um artigo publicado

 

 

1 – Divulgação científica

A publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir à comunidade técnico-científica o conhecimento de novas descobertas e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

 

 

2 – Aumentar o prestígio do autor

Pesquisadores com um grande volume de publicações desfrutam do reconhecimento técnico dentro da comunidade científica, alcançam melhores colocações no mercado de trabalho e divulgam o nome da instituição a qual estão vinculados.

 

 

3 – Apresentação do seu trabalho

Muitas instituições de ensino e/ou pesquisa e várias empresas comerciais, frequentemente, requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo por meio da publicação de artigos técnico-científicos.

 

 

 

4 – Aumentar o prestígio da sua instituição ou empresa

Instituições ou empresas que publicam constantemente usufruem do reconhecimento técnico de seu nome, o que ajuda a atrair maiores investimentos e ganhos para esta organização.

 

 

 

5 – Se posicionar no mercado de trabalho

O conhecido ditado em inglês “Publish or perish”, ou seja, “Publique ou pereça”, provavelmente nunca foi tão relevante como nos dias de hoje. Redigir um artigo técnico trará uma boa experiência profissional e contribuirá para enriquecer o seu currículo, aumentando, assim, as suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho.

 

 

 

Quem pode publicar artigos?

 

Não existe, de fato, uma regra que determine quem pode ou não pode escrever e publicar artigos científicos, mas por tratarem do estudo e da análise de temas específicos, o mais comum é que eles sejam escritos por especialistas no assunto, podendo ser eles Graduados, Pós-Graduados, Mestres, Doutores e Pós-Doutores.

Mas, como as condições de publicação ficam a critério dos próprios veículos, o ideal é checar se você, enquanto autor, e o seu material cumprem os requisitos do periódico, revista ou do evento.

Geralmente, as revistas com Qualis mais altos são as que exigem uma titulação maior.

 

 

Onde publicar artigos?

 

A escolha de uma revista inadequada para a publicação de trabalhos é um dos erros mais cometidos por cientistas, pesquisadores e acadêmicos, principalmente, se forem marinheiros de primeira viagem.

 

Na teoria, você pode publicar artigos em qualquer lugar, como, por exemplo, em blogs, Linkedin e outras redes sociais. No entanto, essas não são as opções mais adequadas, uma vez que não são veículos de autoridade no assunto, os conteúdos não passam por refinados critérios de avaliação para verificação de sua relevância e qualidade e, o pior, não é possível adicionar os materiais ao seu Currículo Lattes.

 

Por isso, os locais mais indicados para a publicação de artigos são os anais de eventos ou periódicos/revistas científicas.

 

 

 

Você pode publicar no Portal de Revistas UNISUAM. Confira o passo a passo para a publicação!

 

 

Antes de submeter o artigo, é necessário que o autor se cadastre no sistema da revista na qual deseja publicar. Caso já tenha sido cadastrado, basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos para realizar a submissão de seu artigo.

 

 

Como acessar?

 

1 – Acesse o Portal, clique na revista para a qual deseja submeter o artigo em questão;

 

2 – Após, clique em “Cadastro” ou, no caso de já ser cadastrado, clique em “Acesso”. Ambas as opções estão dispostas no canto superior direito da página;

 

3 – Preencha as informações requisitadas pela plataforma;

 

4 – Ao finalizar o seu cadastro, clique na opção “Fazer um novo envio”.

 

 

 

5 passos para realizar a submissão de seu artigo

 

 

1 – Início

É necessária a leitura e reconhecimento da conclusão dos requisitos indicados e, caso seja preciso, é possível deixar um “Comentário para o editor”;

 

2 – Transferência do Manuscrito;

Nesta etapa, você será direcionado a “Carregar arquivo da submissão” e, logo, é preciso que selecione o componente do artigo. Para isso, basta clicar na área indicada para escolha e as suas opções serão apresentadas. Ademais, é preciso que inicie o upload do arquivo, clicando em “Enviar arquivo”;

 

 

Concluído, basta clicar em “Continuar” e prosseguir para o próximo passo, que é o “Metadados”, em que será necessário preencher os dados solicitados pelo sistema, e finalize clicando em “Continuar”;

 

 

Por fim, você será direcionado à “Finalização”, em que haverá uma indicativa de “Arquivo Adicionado”. Caso deseje adicionar outro arquivo, clique em “Adicionar novo arquivo”, caso não, clique em “Concluir”. E, após, “Salvar e continuar”.

 

 

3 – Dados da Submissão

Adicione os dados do artigo solicitados pela plataforma;

 

 

4 – Confirmação

Nesta etapa, é necessário apenas concluir a etapa. Portanto, basta clicar em “Finalizar Submissão”;

 

 

5 – Processo finalizado.

 

 





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 comentário