Projeto Voluntariado realizará ação com Hemorio para doação de sangue na UNISUAM


Projeto Voluntariado realizará ação com Hemorio para doação de sangue na UNISUAM

voluntariado

No dia 6 de junho, a UNISUAM, por meio do seu Projeto Voluntariado, receberá uma equipe do HEMORIO para doação de sangue. A campanha tem o objetivo de estimular a consciência dos alunos quanto à importância da doação de sangue e facilitar o acesso para àqueles que querem doar, mas têm dificuldade de comparecer ao órgão ou até mesmo receio do processo de doação.

O HEMORIO é um banco de sangue responsável pelo abastecimento de cerca de 200 hospitais do Estado do Rio, que abrangem emergências, maternidades e UTI’s. Para suprir esta grande demanda, o órgão da Secretaria de Saúde precisa regularmente de doadores, principalmente em épocas festivas, como feriados prolongados e carnaval, pois nesses períodos aumentam o número de acidentes e, consequentemente, a demanda por bolsas de sangue nas unidades de emergência.

No momento, o HEMORIO encontra-se em uma situação preocupante, pois há cerca de duas semanas o número de doadores caiu 40%, o que prejudica a regularização do estoque e o atendimento à demanda das unidades de saúde.

Doar sangue é um ato seguro e voluntário. Para efetuá-lo é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não ser usuário de drogas nem ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Os doadores entre 16 e 18 anos precisam preencher um formulário assinado pelo pai ou pela mãe do menor e comparecer ao HEMORIO com o formulário e documento de identidade (original ou cópia autenticada) do pai ou da mãe.

Os alunos que estiverem interessados em participar da ação voluntária deverão comparecer ao Auditório UNISUAM, no dia da campanha, lembrando que é necessário levar um documento oficial com foto e não há necessidade de estar em jejum, o doador pode alimentar-se normalmente, evitando apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Se desejar, a doação também pode ser efetuada diretamente no HEMORIO, que fica na Rua Frei Caneca, nº 08, Centro – RJ, e funciona todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados), das 7h às 18h.

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário