Projeto voltado à comunicação comunitária de Manguinhos faz aula inaugural


Projeto voltado à comunicação comunitária de Manguinhos faz aula inaugural

projeto_manguinhos

A UNISUAM, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento da sociedade, inicia uma parceria com a Fiocruz para implantação de um novo projeto voltado à comunidade de Manguinhos.

O projeto nasceu a partir da identificação feita pela Fiocruz, juntamente com o Conselho Comunitário de Manguinhos, da necessidade de trabalhar a comunicação na região, pois, pela extensão do território e das divergências culturais entre cada comunidade que integra esse grande complexo que é Manguinhos, existe uma dificuldade de a informação chegar a todos, como foi o caso deste projeto, que teve sua divulgação feita toda no boca-a-boca justamente pela ausência de meios adequados de comunicação dentro das comunidades.

Na última terça-feira, 02/04, ocorreu a aula inaugural, que contou com a presença do responsável pelo projeto, Alex Vargas, e do representante da Fiocruz, Leonídio Madureira Sousa Santos. A turma, composta por cerca de 25 alunos, das mais diversas localidades de Manguinhos (Mandela, Varginha, Amorim, Vila Maria, Ex-Combatentes etc.), teve  a oportunidade de tirar dúvidas e compreender melhor o objetivo do projeto, além conhecer os professores que irão ministrar as oficinas.

Na próxima semana, iniciarão as aulas da primeira etapa do projeto, que vai até julho, e será composta por conteúdos teóricos. A partir do segundo semestre do ano (agosto a dezembro), terá início a segunda etapa, composta por aulas práticas. Ao todo serão 24 encontros, nos quais os alunos irão aprender sobre materiais de comunicação impressos (Profª Vanessa Paiva), como fazer rádio e montar blogs (Prof. Alexandre Ferreira), noções de publicidade e desenvolvimento de projetos gráficos (Profª Sylvia Bisaggio) e produção de vídeos (Profª Cíntia Neves).

Com isso, o curso visa deixar um legado, algo mais estruturante para atingir a meta maior que é a “constituição de uma agência de comunicação comunitária”, afirma Leonídio, representante da Fiocruz.

Ao fim da aula, perguntados sobre o que é a comunicação e como eles pretendiam utilizá-la, os alunos puderam expor seus pontos de vistas e debater sobre as dificuldades da comunicação dentro de Manguinhos, da necessidade de ser ouvido e de integrar as diversas comunidades que compõem o bairro.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • Avatar Eurydice Mendes da Silva disse:

    Muito gratificante o trabalho que estará sendo desenvolvido em Manguinhos. Pertenço a Unisuam como docente na área de Direito atuando, atualmente, pelo NPJ e Extensão, junto a Comunidades, orientando estagiários e atendendo as diversas situações que nos sao levadas na área jurídica pelos moradores da comunidade, me identifico com esse trabalho que a nossa UNISUAM está apresentando emManguinhos na área da Comunicação, orientando os inscritos para o aprendizadoe, tenho certeza, será um projeto e trablho vitoriosos. Parbens Unisuam eu me orgulho de pertencer a Instituição e parabens aos professores e orientadores que atuarão neste projeto. Sucesso.

  • Avatar Graciara silva disse:

    Esse projeta está sendo de muita importância pra Manguinhos,onde os jovens estão tendo uma ótima oportunidade de enriquecer os conhecimentos e desenvolver uma comunicação inovadora pra Manguinhos.
    Parabéns Conselho Comunitário de Manguinhos e também a FIOCRUZ e UNISUAM por construir um projeto tão valioso como esse !!!