Parceria UNISUAM e FIOCRUZ completa 10 anos


Imagem do Post

O PROJETO CRESCENDO COM MANGUINHOS/BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ, uma parceria entre a UNISUAM e a FIOCRUZ, completa 10 anos. O projeto surgiu a partir da criação, em maio de 2007, pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental (SOMAR), que tem como intuito contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e responsável.

Em 2008, o SOMAR iniciou a implantação do PROJETO CRESCENDO COM MANGUINHOS com vistas a colaborar com o desenvolvimento socioeconômico sustentável das comunidades do entorno do campus da Fiocruz.

download (5)

O projeto oferece, semanalmente, para jovens de 10 a 13 anos, atividades em saúde integral, educação ambiental, inclusão digital (com certificação UNISUAM), esporte e cultura, cidadania, biblioteca e empreendedorismo. Além disso, prepara na “Oficina do Empreendedor”, um projeto que funciona dentro CRESCENDO COM MANGUINHOS), jovens, entre 14 e 21 anos, para o mercado de trabalho em dois momentos: Jovem Aprendiz e para aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio. Este último é uma inovação em 2018.

Estende sua missão com atividades para os adultos da comunidade, por meio do projeto “Oportunidades para Adultos”, que promove oficinas de inclusão digital, uma vez por semana na UNISUAM, e atividades voltadas para o empreendedorismo com o objetivo de gerar renda para as famílias.

download (8)

Bimestralmente são realizados encontros com os jovens, os pais representantes e os responsáveis pelos adolescentes para discutir sobre o projeto, atividades e temas de interesse. A proposta de atuação é criar junto às comunidades do entorno da FIOCRUZ um espaço de interação conforme as suas necessidades visando a melhoria das condições de inserção social dos indivíduos residentes no complexo de Manguinhos, com base nos seguintes elementos catalisadores: educação-formação cidadã em um ambiente saudável.

download (7)

O projeto, que em 2018 conta com 97 inscritos, tem como foco contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, conhecedores da realidade territorial e capazes de participar de processos de transformação da realidade local, bem como cooperar para a construção de uma realidade social equânime, e com maior capacidade de intervenção na transformação da realidade, junto com as iniciativas de grupos sociais locais, proporcionar acesso à educação na área de tecnologias de informação, auxiliar no desenvolvimento individual, mais pleno possível, por meio de atenção à saúde integral e no desenvolvimento cognitivo por meio de atividades socioculturais, de educação em saúde e educação ambiental, despertando características empreendedoras a partir da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos.

download (3)

“Todo o trabalho é pautado na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos – PES. Uma estratégia didática para despertar características empreendedoras na Educação Básica. Ela parte das perguntas: Qual o seu sonho? E como pensa em realizá-lo? Dando ênfase ao planejamento deste sonho sustentado pelos elementos de suporte: Conhecimento de si (conhecimento de suas forças e fraquezas), energia (disposição na busca do sonho), liderança (capacidade de persuadir, envolver as pessoas em relação ao sonho), rede de relações (ninguém consegue e sustenta nada sozinho) e conhecimento de setor (quem tem sonho precisa buscar conhecimentos). Esta metodologia é adaptada para todas as realidades”, explica Profª Sandra Vivoni, que há 9 anos está à frente da Coordenação Pedagógica do projeto.

download (4)

Este ano, o projeto ganhou um super reforço com o convite feito pelo curso de Ciência da Computação UNISUAM, juntamente com o Code Comet, parceiro institucional, que contemplou 15 jovens para participar de um curso de programação de jogos digitais, que visa apresentar os conceitos de lógica aplicados à programação de computadores para jovens de uma forma lúdica por meio da utilização de personagens para executar tarefas comandadas pelo aluno.

download (6)

“Devido ao pouco tempo para reunir a turma para atender ao início do curso, fomos vendo os interessados, aqueles que se identificavam com a tecnologia, tinham horário disponível para não atrapalhar a escola e que estavam dentro da faixa etária requisitada. Mas, temos uma curiosidade! Como o projeto trabalha com Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, ao ser entrevistado, procedimento que fazemos com todos os jovens que chegam ao nosso projeto, o jovem Wellington, de 10 anos, manifestou o sonho de trabalhar com programação de jogos digitais. E de imediato o colocamos na turma. Não realizamos sonhos. Mas, trabalhamos com nossos jovens a ideia de que eles precisam falar (rede de relações) para as pessoas certas sobre os seus sonhos e ir em busca deles”, conta Profª Sandra Vivoni, orgulhosa.

download (2)

Em comemoração aos 10 anos do projeto, a UNISUAM recebe, dia 26/05, das 8h30 às 13h, no Auditório Sylvia Bisaggio, na Unidade Bonsucesso, o 9º Encontro da Família Crescendo com Manguinhos, que tem como proposta aproximar e integrar os participantes em prol da valorização da parceria entre família e projeto, a partir de um trabalho coletivo, bem como comemorar a 1ª década de crescimento com a comunidade de Manguinhos.

O evento, gratuito e aberto ao público, contará em sua programação com apresentação de Capoeira com os jovens do projeto, apresentação musical com Samara Linhares – aluna do curso de Pedagogia, aulão de Zumba com Magson – egresso do curso de Educação Física, gincana com as famílias, oficinas ofertadas por diversos cursos da UNISUAM, correio do amor, sorteios de brindes, dentre outras atividades.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário