Projeto Cuidado Farmacêutico – Importância do uso racional de medicamentos


Projeto Cuidado Farmacêutico – Importância do uso racional de medicamentos

Foto: Fernando Salles


Artigo produzido pela Prof. Vanessa Índio – Coordenadora do curso de Farmácia UNISUAM


Atualmente, principalmente nas empresas ligadas a área de Saúde é muito comum citar a importância de um atendimento humanizado

Quando se pensa em bem-estar, fica fácil imaginar o quanto podemos atribuir de valor para atendimentos que são destacados e recomendados por pessoas que vivenciaram experiências positivas, como um profissional que tem uma postura impecável ou é extremamente educado e paciente. 

Para o mercado de trabalho, pode ser o grande diferencial ter um colaborador que seja atencioso em seus relacionamentos profissionais. 

Tanto na Assistência Farmacêutica, em ambiente hospitalar, quanto na Prática Clínica do Farmacêutico Comunitário, uma das maneiras de proporcionar atendimento humanizado é através do acolhimento dos pacientes na dispensação de medicamentos, na consulta farmacêutica. 

Por meio do projeto “Cuidado Farmacêutico”, o curso de Farmácia UNISUAM visa promover a prática e a vivência do dia a dia profissional, buscando desenvolver ao máximo o potencial dos alunos dentro da sua área de atuação, bem como trabalhar competências e habilidades demandadas pelo mercado, tais como o atendimento humanizado.

Centrado no modelo de atenção integral e multidisciplinar, o projeto, que tem como responsáveis a Profª Vanessa Índio – Coordenadora do curso de Farmácia UNISUAM e as Professoras Ana Lúcia Caldas e Lívia Lima, busca capacitar os alunos em educação em saúde, de forma contínua e permanente, com o objetivo de fomentar a multiplicação do conhecimento, ressaltando, ainda, a importância do uso racional de medicamentos para a prevenção de agravos e a contribuição para o sucesso dos tratamentos. 

Ao sensibilizar os profissionais e acadêmicos da UNISUAM para a relevância da Assistência Farmacêutica, o programa disponibiliza, através da Farmácia Clínica, o cuidado farmacêutico com orientações adequadas sobre interações medicamentosas, efeitos colaterais, doses, posologia e promoção, manutenção ou melhoria da qualidade de vida das pessoas.


👉 Você sabe os reais riscos da automedicação?


Realizado por meio de lives no perfil do curso no Instagram, sempre às terças-feiras, das 17h às 17h30, o programa mostra-se como um serviço estratégico para a promoção à saúde, visto que existe um grande número de pessoas que utilizam vários medicamentos  concomitantemente. 

“Ter a oportunidade de conduzir o projeto e contribuir para a educação em saúde das pessoas é um constante desafio para o aprimoramento profissional e algo que me dá um imenso prazer! A participação dos alunos de Graduação em Farmácia na construção das lives é enriquecedora para a formação do Farmacêutico, pois, ao mesmo tempo em que contribui para esclarecer dúvidas relacionadas aos medicamentos, notícias falsas (fake news), também permite orientar em relação ao uso racional de medicamentos, à automedicação responsável e a outros temas relevantes”, afirma a Profª Ana Lúcia Caldas.

Esse serviço permite que os pacientes possam aderir à terapia de maneira segura e facilita o conhecimento dos tratamentos direcionados, neste caso, para os alunos, docentes e colaboradores que trabalham na Instituição e os que o cercam.

“O projeto neste formato tem sido muito interessante de se realizar, pois é possível alcançar pessoas que antes não podiam ir até o nosso consultório. Podemos ver questões sobre cuidado com a saúde e sobre o uso de medicamentos, por exemplo”, destaca a Profª Lívia Lima.

Durante os encontros, é possível abordar competências técnicas do curso de Farmácia, como Assistência e Clínica Farmacêutica, Atenção Integral e Multidisciplinar e Saúde Pública e Educação em Saúde. 

Conceituada como o conjunto de ações que promovem, protegem e recupera a saúde, a Assistência Farmacêutica propõe atividades educativas, que proporcionem aos pacientes condições de melhor compreender e cuidar da sua doença ou condição, tanto individual quanto coletiva. 

Através das atividades clínicas, o Farmacêutico busca aprimorar o tratamento, promover saúde, bem-estar e o uso correto de medicamentos. Assim, a Clínica Farmacêutica se estabelece em todos os ambientes em que o Farmacêutico preste cuidado ao paciente, à família e à comunidade. 

De forma multidisciplinar, a atuação do Farmacêutico como Educador em Saúde pode ampliar a visão do processo de cuidado e contribuir para a Atenção Integral, trazendo para a discussão a articulação dos saberes que contribua para esclarecer dúvidas, prevenção de doenças e resolução de problemas, na intenção de orientar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde. 

Programas informativos, como o “Cuidado Farmacêutico”, contempla o princípio de integralidade da saúde pública, com atendimento integral, prioridade para as atividades preventivas e participação da comunidade, no que se denomina controle social.



Confira o que os nossos alunos têm a dizer sobre a participação no projeto!


“O programa cuidado farmacêutico mostra-se como um serviço estratégico para a promoção da saúde, visto que existe um grande número de pessoas que utilizam vários medicamentos concomitantemente. Esse serviço permite que os pacientes possam aderir à terapia de maneira segura e facilita a adesão aos tratamentos”

Adriano Oliveira de Lima  – Aluno de Estágio – Unidade Bonsucesso 


“O programa Cuidado Farmacêutico possibilita manter uma comunicação instrutiva para os colaboradores, docentes e alunos, tornando-se uma ferramenta de grande valia para orientar e conscientizar a todos da UNISUAM sobre os temas relacionados com a Farmácia e com a saúde!”

 Diego Oliveira de Magalhães – Aluno de Estágio – Unidade Campo Grande


“Participar do projeto junto às Professoras Ana e Lívia com certeza foi uma experiência motivadora e um ótimo desafio poder me expressar sobre um tema tão importante e atual quanto o COVID-19. Me sinto um aluno melhor, pois agora conheço ainda mais minhas capacidades e sei que posso evoluir constantemente”

Fernando Wallace – Aluno de Estágio – Unidade Campo Grande


“Fui convidada pelas Professoras Lívia e Ana para participar de uma das lives, em que é falado sobre o uso racional de medicamentos. Em minha apresentação, falei sobre o uso do Ibuprofeno e a sua relação com o COVID-19. Confesso que meu desempenho não foi dos melhores, mas ter a oportunidade de levar informação para as pessoas foi muito bom. Experiências como essa são importantes para o desenvolvimento dos alunos na Graduação”

Thaisa Machado – Aluna de Estágio – Unidade Campo Grande) 


“Devido à situação atual, em que a capacidade de adaptação às mudanças têm se mostrado primordial, o Serviço Clínico da UNISUAM demonstrou que ainda é possível promover a saúde e o cuidado usando a tecnologia. Mesmo remotamente, a preocupação com a população e a disseminação da informação aos colaboradores e à comunidade se fez presente, trazendo assuntos atuais e discussões pertinentes. Satisfação enorme em ter participado”

Aline Guarnier – Aluna de Estágio – Unidade Bonsucesso


“O programa Cuidado Farmacêutico é de grande importância para a disseminação de informação e promoção da saúde. Fico contente em ter contribuído com a apresentação um projeto de ação social, cujo o tema foi “Os Perigos da Automedicação”. Dada a situação atual, pandêmica, a automedicação tem ocorrido com bastante frequência e alertar sobre os perigos relacionados à mesma é importante. Como Farmacêutica em formação, fiquei muito orgulhosa de ter feito parte do programa”

Amanda Melo – Aluna de Estágio – Unidade Campo Grande



Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS


Conheça o curso de Farmácia UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário