“Projeto Cozinhando o Desperdício”, dos cursos de Gastronomia e Nutrição UNISUAM, leva grandes chefs para cozinhar no Refettorio Gastromotiva


“Projeto Cozinhando o Desperdício”, dos cursos de Gastronomia e Nutrição UNISUAM, leva grandes chefs para cozinhar no Refettorio Gastromotiva

20170412_161350

O projeto “Cozinhando o Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos”, coordenado pela Profª Adriana Leal – Coordenadora do curso de Gastronomia UNISUAM, tem como objetivo conscientizar e reduzir o desperdício dos bens de consumo alimentar, ensinando, por meio de oficinas e eventos, o aproveitamento integral dos alimentos como talos, cascas, folhas e sementes, evitando o desperdício com a criação de receitas fáceis e nutritivas que poderão gerar renda para a comunidade.

Por meio do projeto e em parceria com a Gastromotiva, os cursos de Gastronomia e Nutrição têm levado grandes chefs para cozinhar no Refettorio Gastromotiva, iniciativa trazida para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (Gastromotiva) e pela jornalista Ale Forbes, que visa contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social. O Refettorio Gastromotiva funciona como um restaurante-escola, no qual chefs convidados e jovens talentos dos cursos de Gastronomia e Nutrição UNISUAM e da Gastromotiva cozinham com ingredientes excedentes que seriam descartados, mas que ainda estão bons para o consumo.

IMG_4170 IMG_4173 IMG_4177

Na última segunda-feira, 10/04, quem preparou o cardápio foi o chef canadense, Quentin Glabus, que, em março do ano passado, esteve na UNISUAM para uma aula muito especial, na qual, além de falar um pouco de sua história e experiência profissional, brindou os alunos com uma aula-show em que preparou peito de frango com cobertura de maple e uma sobremesa típica canadense.

DSC_0007 DSC_0133

Ao chegar ao Refettorio Gastromotiva e ser informado dos insumos dos quais dispunha para montar seu menu, Quentin rapidamente elaborou o que serviria de entrada (sopa de cenoura, pimentão amarelo e vagem), prato principal (abobrinha grelhada, repolho refogado e purê de batata baroa) e sobremesa (bolo de chocolate e abobrinha com sorvete de inhame, maracujá e laranja acompanhado de crumble de aveia e nozes). O chef canadense utilizou cerca de 64kg de alimentos no banquete servido a 75 pessoas em vulnerabilidade social.

DSC_0061

DSC_0150 DSC_0171

Quarta-feira, 12/04, foi a vez de Liliam Altuntas, dona do Liliam Buffet, em Turim, na Itália, cozinhar no Refettorio Gastromotiva e contar sua história de superação a todos os presentes. Liliam, ex-moradora de rua e vítima de abuso sexual, teve sua vida transformada por meio da Gastronomia e, desde que tomou conhecimento do projeto, alimentava o desejo de cozinhar para pessoas que se encontram na mesma situação na qual um dia ela esteve.

IMG_4194 IMG_4277

20170412_142807

Lilian preparou para a entrada pimentão agridoce, purê de batata baroa com leite de coco e minipizza de abobrinha, tomate e cheiro verde; para o prato principal foi servido espaguete alho e óleo com molho de legumes salteados; e para a sobremesa, bolinho de chuva com bacon crocante acompanhado de sorvete de banana e calda de chocolate.

IMG-20170412-WA0036 IMG-20170412-WA0041 IMG-20170412-WA0050 IMG-20170412-WA0051





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Fico extremamente orgulhosa de vê essa senhora
    Supera tudo isso em vida. E pode hoje esta mostrando que a vida tem sentido.
    Eu gostaria muito de fazer esse curso de Gastronomia. Gosto muito de cozinha e com essa idéia de aproveita tudo melhor ainda.