Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM consolida parceria técnico-científica com a ABFC


Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM consolida parceria técnico-científica com a ABFC

 

O Presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC, Marcos Antonio Santos, esteve presente, dia 20/12, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM para a assinatura do contrato técnico-científico entre as instituições.

 

Esta parceria será de grande importância para o desenvolvimento científico do futebol em cadeira de rodas. Também conhecida como power soccer, a modalidade teve início no Brasil em meados de 2011 e possui grande chance de ingressar no Programa dos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.

 

patricia_2

 

Por meio desta parceria técnico-científica, a modalidade será objeto de estudo na linha de pesquisa “Avaliação e intervenção no esporte adaptado”, coordenada pela Profª Drª Patrícia Vigário.

 

“A expectativa é que, através dos resultados, o esporte tenha mais adeptos e que as características do futebol em cadeira de rodas sejam melhor conhecidas para a prescrição mais adequada do treinamento e melhora do desempenho esportivo”, declara ela.

 

Segundo o Presidente da ABFC, o completo desenvolvimento do futebol em cadeira de rodas depende também de investimento científico, que ainda é deficiente neste esporte. “Esta é uma grande oportunidade de divulgar a modalidade no Brasil e no exterior por meio da realização de estudos conduzidos por profissionais qualificados, como os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, além de equipamentos de ponta. A ABFC está bastante motivada com essa parceria, que certamente propiciará bons frutos”, ressalta Marcos Antonio.

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

Os programas desenvolvem pesquisas sobre “Aspectos Funcionais em Reabilitação”, que têm como finalidade analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, prevenção e reabilitação dos sistemas orgânicos em nível individual e coletivo, e são divididos em 3 linhas de pesquisa: Abordagem Terapêutica em Reabilitação, Avaliação Funcional em Reabilitação e Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado.

 

Mestrado

Doutorado

Pós-Doutorado





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Quero parabenizar,a todo corpo docente da universidade Unisuam, que colaboraram para esse acontecimento,pois percebemos que se trata de mais um degrau,que elevará o grande valor que a universidade soma para a educação.