Programa Ciências da Reabilitação: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado


Programa Ciências da Reabilitação: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado


O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui três linhas de pesquisa:

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

Mestrado

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Doutorado

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

Pós-Doutorado

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

Acompanhe pelo unisuam.edu.br a abertura dos próximos editais!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário