Profissões do Futuro – Você sabe quais são?


Profissões do Futuro – Você sabe quais são?

Quais profissões são tendência para o futuro? O que vai mudar no mercado? Como fazer a escolha certa?

O mercado de trabalho está em constante evolução e a cada ano precisamos repensar as nossas estratégias para alcançar os melhores resultados. Para nos ajudar a entender as mudanças e prever as tendências para os próximos anos, convidamos o Prof. André Sih – Coordenador do curso de Ciência da Computação UNISUAM e Headhunter, para analisar o mercado atual e nos dar dicas em relação às áreas que são válidas investir.

Segundo Sih, um Headhunter, em geral, avalia as competências comportamentais e técnicas do candidato, adequando à cultura corporativa da empresa e verificando se ele possui os mesmos valores que a companhia pratica. “Entendemos competências como os conhecimentos, experiências e atitudes do candidato em determinado tema e avaliamos tanto o histórico como o potencial do candidato de desenvolver novas competências para crescer na empresa”, explica ele.

O mercado corporativo contemporâneo tem valorizado cada vez mais uma postura de protagonismo de carreira, ou seja, a capacidade do profissional de se colocar no centro de suas decisões e entender que o mesmo é o principal responsável pelo seu desenvolvimento, buscando oportunidades de crescimento, se capacitando e, claro, apresentado resultados sustentáveis e crescentes.

protagonismo

De acordo com André Sih, não há mais espaço nas empresas para uma postura profissional em que o candidato não se coloca como principal responsável pelos seus sucessos e insucessos, delegando a terceiros ou apenas se justificando sobre algum projeto não entregue ou metas não atingidas. “O que o profissional deve sempre se questionar em qualquer atividade é: O que devo fazer para que ser bem-sucedido?”, orienta o especialista.

Há pouco mais de 10 anos, não existiam WhatsApp, Facebook, Instagram, Uber, 4G, Android, Spotify, Iphone, Ipad, Airbnb, SnapChat, dentre muitas outras empresas que hoje fazem parte do nosso dia a dia e, muitas vezes nos perguntamos como seria mais difícil se elas não existissem. Partindo desta premissa, devemos ficar de olho nessas tendências na hora de escolher em quais profissões podemos apostar.

Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas mostram uma clara tendência de que as áreas de Tecnologia, Marketing, Engenharia e Administração serão as que mais demandarão profissionais nos próximos anos e que estas serão as profissões do futuro.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial – WEF com os líderes das maiores empresas do mundo destacou que as habilidades mais valorizadas em 2020 serão: Resolução de Problemas Complexos, Pensamento Crítico, Criatividade, Gestão de Pessoas, Coliderança, Inteligência Emocional, Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisões, Orientação para Serviços, Negociação e Flexibilidade Cognitiva.

Marcelo Lyra Porto – Presidente da IBM Brasil, em entrevista ao Linkedin, rede social voltada para o networking de profissionais e de negócios, declarou que a próxima grande empresa global será aquela que dominará e estabelecerá o padrão e plataforma de Inteligência Artificial. Ele disse, ainda, que o exercício é sempre pensar 5, 10 anos à frente e, então, antecipar tendências e necessidades da sociedade e dos clientes. “Fazemos isso incansavelmente”, acrescentou, referindo-se à IBM Brasil.

Tomando por base o Linkedin, a partir deste ano, funções como Engenheiro de Armazenagem de Dados, Especialista de Marketing, Analista de Dados (Big Data) e Estatístico, Especialista de Computação em Nuvem (Cloud Computing), Desenvolvedor de Aplicativos e Desenvolvedor e Arquiteto Web estão na lista como funções promissoras.

Conheça as descrições dos cargos:

 

Engenheiro de Armazenagem de Dados

shutterstock_292793306_-_resize

Utiliza conhecimento em Ciência da Computação para criar sistemas e resolver problemas de processamento de dados em tempo real e manipular os dados. Nessa área da Engenharia, o profissional se dedica a processar e tratar dados para aplicações que utilizam Big Data.

Qual a formação necessária para a função?

Graduação em Ciência da Computação e áreas relacionadas.

 

 

Especialista de Marketing

微信运营

Planeja e implementa ações de Marketing, acompanhando os indicadores de performance dos produtos, e identifica oportunidades de melhorias nos planejamentos da área por meio dos resultados das análises e estudos realizados. Além disso, este profissional atua no monitoramento das ações da concorrência, comparando produtos, serviços e práticas empresariais, relatórios e matérias publicadas na imprensa, entre outras funções. Domínio de ferramentas e técnicas de busca na web (SEO/SEM – Search Engine Optimization/Search Engine Marketing) também são necessários, pois as empresas desejam ser mais acessíveis, visualizadas e lembradas na internet.

Qual a formação necessária para a função?

Graduação em Marketing, Publicidade e Propaganda, Tecnólogo em Marketing e áreas relacionadas.

 

 

Analista de Dados (Big Data) e Estatístico

analista

Avalia a intensidade e os efeitos dos riscos associados com a tomada de decisões de negócios, além de propor mudanças ou movimentos que irão beneficiar a instituição de diversas maneiras, possibilitando-as conhecerem melhor os seus clientes e o que eles buscam.

Qual a formação necessária para a função?

Pós-Graduação em Busisness Inteligence & Analytics.

 

 

Especialista de Computação em Nuvem (Cloud Computing)

Dados-de-pessoas-e-empresas-estão-na-nuvem.-Foto-Reprodução-870x450

Desenvolvem e mantêm as redes disponíveis 100% do tempo. Eles atuam na análise dos indicadores do ambiente computacional, verificam a evolução da infraestrutura e a otimização destes recursos.

Qual a formação necessária para a função?

Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos – GED.

 

 

Desenvolvedor de Aplicativos

omnichannel_625

Possui habilidades para desenvolver e analisar aplicativos, tendo como base sólidos conhecimentos em Programação Orientada a Objetos e Java para desenvolvimento de aplicativos mobile, pois cada vez mais celulares e seus aplicativos são utilizados para interagir com o mundo.

Qual a formação necessária para a função?

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e áreas relacionadas.

 

 

Desenvolvedor e Arquiteto Web

398a7069a1

Visa executar a análise, o entendimento e a modelagem conceitual do negócio da organização, resultando em uma visão geral das necessidades de sistemas de informação em uma organização.

Qual a formação necessária para a função?

Graduação em Ciência da Computação, Design Gráfico, Design Instrucional, Engenharia de Software, Desenho Industrial e áreas relacionadas.

 

Essas são algumas funções que se enquadram no perfil de empresas classificadas como futuristas e que visam trabalhar com profissionais extremamente capacitados para exercerem cargos inovadores, auxiliando no progresso empresarial de cada segmento. Todavia pode ser que estas empresas ainda nem tenham nascido. Portanto, mãos à obra e prepare-se!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário