Professora Maria Geralda de Miranda lança “Brasil, África e Portugal: tramas históricas e laços culturais


Professora Maria Geralda de Miranda lança “Brasil, África e Portugal: tramas históricas e laços culturais

brasil_africaNa última quarta-feira, 05/12, a Professora Maria Geralda de Miranda, Coordenadora do Mestrado de Desenvolvimento Local UNISUAM, lançou o livro “Brasil, África e Portugal: tramas históricas e laços culturais. O evento de lançamento foi no Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro – SinproRio, às 18h30.

O livro trata-se de crítica literária sobre narrativas longas (romances) de João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro; Pepetela, escritor angolano e Helder Macedo, escritor português.  As obras estudadas, em perspectiva comparatista: Viva o povo brasileiro, A geração da utopia e Partes de África, respectivamente, “encenam” as relações coloniais e pós-coloniais entre as três nações: Lisboa, Angola e Brasil, e, nas três obras, há um enfrentamento de questões inerentes à dominação colonialista e seus corolários como escravidão, dependência, exclusão etc.

Segundo a autora, as narrativas selecionadas para seu estudo são espaços privilegiados, nos quais também se representam os grandes questionamentos vivenciados pelo homem da atualidade.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário