Prof. Carlos Alexandre Duarte Côrrea discute o método ativo de aprendizagem em transmissão ao vivo da WebTV do CRA-RJ


Prof. Carlos Alexandre Duarte Côrrea discute o método ativo de aprendizagem em transmissão ao vivo da WebTV do CRA-RJ

thumbnail_Captura de Tela 2017-04-11 às 16.26.18

No último dia 15/03, o Coordenador de Ensino da Zona Oeste e Professor do curso de Administração UNISUAM, Prof. Carlos Alexandre Duarte Corrêa, participou da primeira transmissão ao vivo da WebTV do Conselho Regional de Administração – CRA-RJ.

Em formato de debate, a atividade, disponível na página do FacebookYouTube, dentre outros canais do CRA-RJ, abordou assuntos relacionados às Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Integrantes da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, Prof. Carlos Alexandre e Luiz Henrique Santos, Administrador que também estava entre os entrevistados, elucidaram dúvidas sobre o uso das metodologias ativas na área de Marketing de forma clara e objetiva, destacando, ainda, os benefícios percebidos por meio da utilização do método de forma geral, além de ressaltarem que essa não é uma forma de ensino nova, porém os professores precisam se readaptar com o objetivo de promover um ensino de maior qualidade.

Segundo Prof. Carlos Alexandre, essa metodologia, utilizada por ele para ensinar, é composta por diversas etapas que, ao final da avaliação, são mensuradas. Ele esclarece, ainda, que quando se refere aos métodos ativos na aprendizagem, está querendo dizer que o aluno é o centro da aprendizagem e o docente, o ensino. Em outras palavras, isso torna o aluno protagonista do seu próprio aprendizado.

“Uma metodologia mais voltada para a aprendizagem é aquela que faz o professor trabalhar em uma aula expositiva, porém a diferença está no fato de termos um trabalho muito maior de planejamento da disciplina”, explica ele.

Outra característica dessa metodologia é a busca pela resolução de um problema ou a busca pela resposta a um desafio, uma vez que o grande trunfo da Educação Superior hoje em dia é fazer com que os alunos se sintam desafiados, o que é diferente de criar um problema para que ele responda com uma equação simples, que, por vezes, não é um grande desafio.

“Hoje em dia, no curso de Marketing, eu trabalho apenas com metodologias ativas e também com algumas partes expositivas. Tenho um grupo de pesquisa que trabalha medindo isso e no momento em que eles estão trabalhando de forma ativa, eu não vejo nenhum deles mexendo no celular ou se distraindo com qualquer outra coisa que possa tirar a atenção da aula. Já quando vou para a aula expositiva, vejo tudo isso acontecer”, exemplifica o professor.

De acordo com Prof. Carlos Alexandre, é lamentável a resistência por parte de alguns docentes em relação à utilização das metodologias ativas, seja por não acreditarem em sua eficácia ou apenas pelo simples fato de pensarem que dá muito trabalho devido ao desinteresse dos alunos.

A dupla finalizou o debate enfatizando a importância de buscar uma nova fórmula de aprendizado para o aluno que está desinteressado das aulas tradicionais que vêm sendo aplicadas no decorrer dos anos.

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário