Prof. Arapuan Medeiros da Motta recebe homenagem do CREA-RJ


Prof. Arapuan Medeiros da Motta recebe homenagem do CREA-RJ

dsc_0213

No dia 05/12, o Fundador da UNISUAM, Prof. Arapuan Medeiros da Motta, recebeu a “Láurea ao Mérito” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro – CREA/RJ. A homenagem póstuma, recebida pelo seu filho, Prof. Augusto Motta, Diretor do Núcleo de Relações Internacionais – NRI UNISUAM, é uma maneira encontrada pelo CREA/RJ para parabenizar e agradecer ao Prof. Arapuan por sua atuação em defesa da Engenharia no Estado do Rio de Janeiro.

thumbnail_dsc_0225

O evento fez parte das comemorações ao Dia do Engenheiro, celebrado em 11/12, e contou com homenagens diversas a vários profissionais que contribuíram com a história da Engenharia no Estado, como, por exemplo, Alberto Santos Dumont, Aeronauta e Inventor do avião, primeiro condecorado da noite. Embora não tenha cursado Engenharia formalmente, é inegável a sua contribuição para o campo. Wagner Victer, atual Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Engenheiro por formação, recebeu a homenagem em nome da família.

Ao longo da noite, a mesa composta por Reynaldo Barros, Presidente do CREA-RJ; Itamar Marques da Silva Junior, Chanceler-Adjunto do CREA-RJ; e Teneuza Maria Cavalcanti Ferreira, Diretora do CREA-RJ; homenageou diversos profissionais e instituições de renome na área. Entre eles podemos citar Carlos Henrique Paiva Siqueira, Secretário da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas e um dos principais responsáveis pela construção da ponte Rio-Niterói, e o Prof. Richard Magdalena Stephan, Coordenador do Maglev – Cobra, trem de levitação magnética da UFRJ. Ao todo, foram 14 homenageados. A lista completa pode ser conferida aqui.

A homenagem ao Prof. Arapuan encerrou a noite de emoções e, após uma breve apresentação do currículo do homenageado, Prof. Pedro Pascoal Sava, Vice-Reitor de Relacionamento Institucional e Conselheiro do CREA-RJ, foi o escolhido para entregar a Láurea e fez um breve discurso: “A UNISUAM já colocou no mercado de trabalho alguns milhares de profissionais, ligados ao sistema CONFEA/CREA são mais de 5.000. Isso representa uma Instituição de porte, a qual o seu fundador idealizou todo esse sucesso, e por isso recebe hoje esse merecido prêmio. Por isso, eu agradeço mais uma vez ao CREA e aos conselheiros que participaram dessa votação.” A palavra foi passada ao Prof. Augusto Motta, que recebeu a Láurea em nome de seu pai, e também aproveitou o espaço para agradecer: “Temos feito um trabalho muito bonito em prol de todos os nossos alunos e da sociedade. Agradeço de coração por tudo o que o CREA também tem feito por nós da UNISUAM e espero estar aqui no próximo ano, agradecendo por mais uma homenagem conferida a nós.”

O plenário do CREA/RJ decidiu que, em 2016, seriam concedidas 5 inscrições no livro dos méritos e distribuídos 9 diplomas , seguindo as resoluções contidas nos artigos 5º e 7º do Ato normativo 02/2010. Sobre a escolha para a premiação, Prof. Pascoal explica que ela foi sugerida pelo Conselheiro Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, que não pode estar presente na premiação, por motivos profissionais. O Professor contou um pouco mais sobre os motivos da Láurea concedida: “A origem da indicação do prêmio se deu pelos relevantes serviços prestados à sociedade pelo Prof. Arapuan Medeiros da Motta, à educação de maneira geral e na formação de profissionais da área do sistema CONFEA, em especial nos cursos de Engenharia que são vinculados ao CREA. Esse quadro é muito relevante e nossos ex-alunos ocupam hoje posições de destaque no mercado. Temos, inclusive, Conselheiros do CREA que foram meus alunos na UNISUAM”, conta orgulhoso.

thumbnail_dsc_0216

Mini Biografia do homenageado

Prof. Arapuan Medeiros da Motta nasceu em 17/01/1935 e nos deixou no dia 17/05/2016. Cursou o ginasial e o científico, correspondentes aos atuais Ensino Fundamental e Médio, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, terminando seus estudos na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, de onde saiu Aspirante do curso de Intendência. Seguiu na mesma instituição até ser nomeado Instrutor e Professor em comissão.

Decidido a seguir carreira acadêmica, ingressou na UERJ e na Gama Filho, onde se formou em Economia e Geografia, respectivamente. Em 1970, fundou, junto à sua mãe, a Professora Amarina Motta, a SUAM e, desde então, se dedicou exclusivamente à causa da educação.

Participou de diversos congressos e seminários, tanto no Brasil quanto no exterior, recebendo inúmeros prêmios e condecorações. Entre eles podemos citar a Medalha Pedro Ernesto, a Medalha Benjamin Constant e o título de cidadão honorífico do Estado da Guanabara.

Prof. Arapuan é também autor do livro “Poética do Viver”, uma coletânea de textos que exaltam a vida e a felicidade do viver.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário