Prof. Arapuan Medeiros da Motta é eleito Personalidade Educacional 2012 pela Folha Dirigida


Prof. Arapuan Medeiros da Motta é eleito Personalidade Educacional 2012 pela Folha Dirigida

 

Prof. Arapuan Medeiros da Motta

O Prof. Arapuan Medeiros da Motta, fundador da Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta – SUAM, foi eleito ao título de Personalidade Educacional 2012 da Folha Dirigida. A premiação faz parte de uma eleição anual realizada em parceria pela Associação Brasileira de Educação, Associação Brasileira de Imprensa e a Folha Dirigida.

A cada ano são eleitos 10 educadores e três instituições para receberem o título de Personalidade Educacional. A eleição é direta e secreta. Participa da votação, um colégio eleitoral formado por figuras representativas da área educacional, entre gestores, autoridades, professores, pesquisadores, sindicalistas, dentre outros profissionais do setor educacional.

Outro aspecto interessante da eleição é que não há pré-indicação de nomes a serem votados. Cada membro do colégio eleitoral recebe uma cédula, com uma senha individual, para acessar o site da eleição e escolher até três educadores e até três instituições para serem homenageados.

A festa de entrega dos títulos de Personalidade Educacional 2012 acontecerá no dia 18 de outubro, no Jockey Club Brasileiro, no Centro, com a presença de autoridades e figuras de destaque da área de Educação.

 

Breve Histórico

Arapuan Medeiros da Motta nasceu em 17 de janeiro de 1935, em Bonsucesso, Rio de Janeiro. Cursou o ginasial e o científico no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Concluiu os estudos na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, em 1959, de onde saiu aspirante do curso de Intendência. Posteriormente, foi nomeado Instrutor e Professor em comissão da mesma AMAN. O gosto pelos estudos levou-o a frequentar a UERJ e Universidade Gama Filho, graduando-se em Economia e Geografia. Fez também a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO. Em meio às experiências e carreiras institucionais, assumiu o projeto de formação e fundação da SUAM, em 1970, ao lado de sua mãe, Prof. Amarina Motta. Desde então se dedica exclusivamente à causa da educação, construindo também a família que perpetua sua obra. Sua história pessoal se confunde com a história do bairro de Bonsucesso e da UNISUAM. A Instituição é, pela sua história e função, geradora de vida e de cultura desde o seu nascedouro, vivificando e dinamizando o cotidiano de Bonsucesso, e de toda a região da Leopoldina.

Com a história da UNISUAM, o Professor Arapuan vive a história concreta de sua vida. Hoje, sua filha, Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz – Chanceler da UNISUAM, seu filho, Augusto Medeiros da Motta Neto, e seu neto, Arapuan Netto – Reitor da UNISUAM, conduzem a Instituição, dando continuidade e perpetuando o projeto sonhado e vivido como parte da identidade e da história da Cidade do Rio de Janeiro.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários

  • Avatar Daniel Pereira disse:

    Não há como negar, pioneiro morador de Bonsucesso!

  • Avatar Eunice Prado disse:

    Parabéns querido mestre, amo esta instituição pois foi nela que cursei minha primeira faculdade aos cinquenta e oito anos, fiz pós graduação em cosmetologia e hoje me preparo para o doutorado.
    Que Deus lhe abençoe infinitamente!

    Cordialmente
    Eunice

  • Avatar paulo césar nascimento dos santos disse:

    Que bela e linda trajetória de vitória. Eu tenho ORGULHO de ser unisuam!

  • Vejo no insigne mestre,uma lição de vida para
    todos que desejam vencer na vida profissional,dedicando-se com ardor nos estudos.Comecei meu curso de Direito na UNISUAM,e me arrependo de não terminar nela.
    Mas o ponto inicial eu guardo com muito carinho nas minhas lembranças.Parabens Prof.Arapuan pela sua eleição.

  • Avatar Maria Tereza Rodrigues disse:

    Um grande amigo e incentivador na minha formação.
    Muita saudade e desejo que sua bela família perpétuo sua obra.