Pró-Reitor de Ensino da UNISUAM ministra palestra “Racismo e Xenofobia no Futebol” em Salvador


Pró-Reitor de Ensino da UNISUAM ministra palestra “Racismo e Xenofobia no Futebol” em Salvador

carlos_alberto_palestra

Com a proximidade de grandes eventos esportivos no Brasil, entre eles a Copa das Confederações FIFA que começa este mês, a Secretaria Municipal de Reparação (Semur) junto com o Escritório Municipal da Copa (Ecopa) e a OAB, em uma iniciativa do Observatório Racial na Copa das Confederações, promoveu uma palestra no dia 10 de junho, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador.

A palestra, intitulada “Racismo e Xenofobia no Futebol”, foi ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino da UNISUAM, Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva. O objetivo era debater sobre o racismo e o preconceito, presentes em um dos esportes mais populares do mundo: o futebol. Para isso, foram abordadas as principais situações ocorridas no esporte, tais como a não convocação de técnicos e jogadores negros em times da 1ª divisão, a manifestação de torcedores que fazem uso de termos pejorativos para se referirem a jogadores afrodescendentes e de culturas diferentes, entre outras.

De acordo com a secretária do Semur, Ivete Sacramento, é importante aproveitar a proximidade da Copa das Confederações para debater sobre o tema e, assim, aperfeiçoar o trabalho dos órgãos envolvidos no combate ao problema.

Por fim, foi abordado o trabalho do Observatório Racial na Copa das Confederações, que irá mapear as ocorrências de ações discriminatórias. Essa ação será realizada pelos voluntários cadastrados pelo Ecopa, que se concentrarão nos estádios e seus entornos, mediando os relatos da população, que poderá denunciar atos discriminatórios ocorridos durante o evento junto aos voluntários ou através do número 156.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário