Primeiro Conselho Consultivo de Gastronomia da UNISUAM toma posse e conta com experts do mercado


Primeiro Conselho Consultivo de Gastronomia da UNISUAM toma posse e conta com experts do mercado

_DSC0546

Na última terça-feira, 01/03, aconteceu a cerimônia de posse do primeiro Conselho Consultivo do curso de Gastronomia da UNISUAM, realizada durante a aula magna dos calouros, no Auditório Sylvia Bisaggio, na Unidade Bonsucesso.

O evento foi marcado por depoimentos importantes dos novos conselheiros, entre eles o da Presidente, Kátia Barbosa, que ressaltou a importância da leitura para os alunos: “De modo geral, o jovem, hoje, lê pouco. Eu não tive a oportunidade de fazer escola de Gastronomia e tudo que aprendi foi nos livros. Como conselheira, a primeira sugestão que dou a esses jovens é que leiam”.

_DSC0484

O Conselho, composto por 8 membros, tem a função de nutrir o curso com informações do mercado, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o trabalho já desenvolvido pela UNISUAM. Segundo a Coordenadora do curso e também membro do Conselho, Profª Adriana Leal, muitas vezes o Coordenador e os professores ficam focados em questões acadêmicas, como as diretrizes curriculares, avaliações do MEC, entre outras atribuições de caráter mais burocrático e acaba não tendo tanto tempo disponível para trazer as novidades do mercado. Essa será a função do conselho, nos alimentar com o que tem de melhor no mercado e trazer isso para que os alunos saibam da realidade lá fora.

_DSC0541

“Orgulho que a gente tem de ter uma Instituição de Ensino como a UNISUAM, em Bonsucesso. É um dos cursos mais respeitados do Rio de Janeiro no mercado. Todo dono de restaurante, de bar, que você entra para tomar um chopinho, enchem a boca para dizer que os estagiários e os profissionais que trabalham lá e que foram formados pela UNISUAM são diferentes”, afirmou Kadu Tomé, que já esteve à frente do bar Mas Será o Benedito e do Grupo Schincariol e que também faz parte agora do Conselho Consultivo da Gastronomia UNISUAM.

_DSC0452

Confira na lista abaixo todos os integrantes que compõem o novo Conselho Consultivo do curso de Gastronomia da UNISUAM e o currículo de cada um deles.

 

Profª Cláudia Costa

Vice-Reitora Acadêmica da UNISUAM. Experiência em Gerenciamento de Programas de Cursos e Projetos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Gerenciamentos de Projetos de Pesquisa e Extensão. Gerenciamento de Publicações Científicas. Implantação de Projetos Sociais, Projetos de Pesquisa e Extensão, a partir da análise das demandas do território; Articulação com Empresas, Governo, Terceiro Setor e Lideranças Sociais, visando parcerias em projetos e ações de intervenções sociais. Planejamento de eventos de caráter acadêmico-científico e nas áreas de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local, Lideranças Sociais e Terceiro Setor.

 

Profª Adriana Leal

Graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura/RS (1999). Especialista em Terapia Nutricional pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC (2002), Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Professora e Pesquisadora da mesma Instituição. Supervisora do Projeto de Extensão “Cozinhando o Desperdício”, que é vinculado ao curso de Gastronomia. Tem experiência na área de Alimentação e Nutrição, com ênfase em Nutrição e Gastronomia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Aceitabilidade, Suplementação, Desperdício de Alimentos e Controles. Consultora da empresa AFGastronomia.

 

Kátia Barbosa

Para quem a conhece é simplesmente Katita. Sua personalidade é uma legítima mistura do Rio com o Nordeste. Carioca, filha de Nordestinos (seus pais nasceram na Paraíba), a cozinheira que começou em um pequeno bar na Praça da Bandeira, transformou seu restaurante Aconchego Carioca em uma referência em comida brasileira. Em setembro de 2015, inaugurou o Aconchego no Leblon. Katita é autodidata e, além do gosto por livros de culinária, cultiva o hábito de viajar. São das suas memórias afetivas e das andanças pelo mundo que a chef delicia os clientes que lotam seu restaurante todos os dias tanto no Rio quanto em São Paulo. Mãe de duas filhas, Bianca e Giovanna, Kátia se divide entre os dois restaurantes no Rio e o Aconchego São Paulo.

 

Bianca Barbosa

Formada em Jornalismo pela FACHA, a chef se rendeu mesmo aos encantos da Gastronomia em 2009, quando voltou de uma temporada internacional por países da América Latina. Ingressou no curso de Gastronomia do SENAC e fez estágios nas cozinhas dos restaurantes Olympe, CT Brasserie e 66 Bistrô, do estrelado chef francês Claude Troisgros. Atualmente, trabalha ao lado de sua mãe, a chef Kátia Barbosa, no Aconchego Carioca, e faz parte do Movimento Slow Food Internacional, do Ecochefs Maniva, grupo de chefs que promove a herança e soberania alimentar e a biodiversidade agrícola do Brasil. Além disso, leciona a matéria de Ecogastronomia no projeto social Gastromotiva RJ (que forma jovens de comunidades carentes do Rio para trabalharem no mercado de restaurantes) e no Projeto de Criação no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Com seu trabalho, já atuou em países como Etiópia (Evento II Brazilian Food Festival), França (Evento Toques et Clochers juntamente com sua mãe), Inglaterra (London Olympics at Kensington Palace com o chef Rafael Costa e Silva), Panamá (Semana Gastronómica Panamá), além de diversos eventos pelo Brasil promovendo a cultura gastronômica brasileira sustentável e de qualidade.

 

Tomás Rangel

Fotógrafo profissional especializado em Gastronomia, Arquitetura e Retrato. Colabora com importantes publicações como Prazeres da Mesa, Veja Rio, Época, Elle, GQ, Rolling Stones, Kaza, Casa & Comida, revistas de bordo da TAM, Gol e Azul e para o jornal Folha de São Paulo. Além destas, corresponde com as revistas internacionais Lufthansa Magazin e Lufthansa Woman’s World e já teve trabalhos publicados nas revistas Four, Food and Wine, Pastry Revolution, Vogue House London e LAN In Mag. Fotografa há seis anos para o Prêmio Comer & Beber da Veja Rio e há dois anos para os especiais Mesa Ao Vivo Rio e São Paulo, da Prazeres da Mesa.  Atende aos restaurantes de prestigiados chefs do Rio de Janeiro, como Roberta Sudbrack, Olympe, Oro, Lasai, Mee, Cipriani, Gero, dentre muitos outros.
Tem o seu estúdio situado na Lapa, no Rio de Janeiro, para trabalhos, em sua maior parte, publicitários, still e de manipulação digital.

 

Fabio Codeço 

Jornalista e Crítico de Gastronomia da revista VEJA RIO, em que assina as colunas semanais Comidinhas e Restaurantes, que trazem as últimas novidades nestas áreas na cidade. No mesmo veículo, produz, desde 2009, o especial “Comer & Beber”, o mais completo guia gastronômico do Rio. Como Repórter especializado em comida, colaborou ainda com as revistas Marie Claire e Casa e Comida, ambas da Editora Globo. Desde o ano passado, integra o corpo de jurados do prêmio Latin America 50 Best, publicado pela revista inglesa Restaurant.

 

Ernani Vieira Gouvea

Educador, formado em Letras (Português/Alemão) pela USP, Especialista em Agricultura Biodinâmica, Pós-Graduado em Educação Ambiental. É Sócio-Fundador da Gastromotiva e, atualmente, é responsável pela gestão educacional da organização.

 

Kadu Tomé

Profissional com experiência em gestão de botecos cariocas, focado no atendimento e boa comida. Em sua trajetória profissional, Kadu esteve à frente do Samba Luzia, Seu Tomé, Mas Será o Benedito, Grupo Schincariol, SINDRIO e Bar Bracarense. Kadu é aluno da UNISUAM no curso de Arquitetura e Urbanismo.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário