Preciso mesmo fazer faculdade?


Preciso mesmo fazer faculdade?

Será que eu preciso mesmo fazer faculdade? Vale a pena fazer uma Graduação? Ter um diploma de nível superior é realmente importante? Aposto que uma dessas questões já passou, pelo menos uma vez, pela sua cabeça.

A resposta é SIM e eu vou te explicar porquê faz toda a diferença você fazer faculdade!


👉 Graduação presencial ou EAD? Qual se adequa mais ao meu perfil?


Primeiro de tudo é que, hoje, a Graduação é o “novo Ensino Médio”. Brincadeira à parte, vamos esclarecer: antigamente, bastava completar o Ensino Médio e você já estava pronto para conquistar a sua tão sonhada vaga, mas as exigências do mercado aumentaram e, atualmente, grande parte das oportunidades exigem que você tenha Ensino Superior completo ou em curso.

Você provavelmente também já ouviu que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho, não é mesmo? A verdade é que, a cada dia, o mercado de trabalho sofre mudanças e a demanda por especialistas nas mais diferentes áreas obriga os empregadores a buscarem funcionários que consigam atender às expectativas das empresas. Com isso, profissionais que têm Graduação têm mais chances não só de conseguir um boa vaga, mas também de se manter no emprego e de conseguir subir de cargo.

Não ficou convencido ainda? 



Confira 10 motivos que farão você perceber a importância de cursar uma faculdade


1. Ter mais oportunidades de emprego


Um diploma de Ensino Superior  aumenta consideravelmente as chances de conquistar uma vaga e iniciar a vida profissional com um bom salário.


2 – Crescimento pessoal


A faculdade é responsável por fazer com que a sua visão de mundo seja ampliada e isso acontece por conta de alguns desafios que qualquer Graduação impõe. O primeiro deles é a saída da zona de conforto na qual você se encontrava. Além disso, você tem a oportunidade de conhecer pessoas totalmente diferentes e trocar experiências.

3 – Construir uma carreira sólida


A Graduação é o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e alcançar objetivos cada vez maiores. Ela permite que você tenha um ampla visão da sua área de atuação e que conheça setores que antes você não conhecia. Isso faz com que a construção do seu currículo seja mais específica. Depois, você pode ingressar em cursos de Especialização, Pós, Mestrado e, até mesmo, Doutorado. 


4 – Estabilidade financeira


Um profissional com Graduação tem chances muito maiores de se consolidar em sua profissão. O curso superior permite que você se especialize ainda mais e que possa subir de cargo com mais facilidade, assim como ter um aumento e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. E esse é um dos pontos mais pesquisados na hora de entender porque a faculdade é importante para a sua vida e a sua carreira.

Diversas pesquisas mostram que o profissional que possui nível superior ganha cerca de 20% a mais do que os demais funcionários. 


5 – Conquistar um bom emprego

Profissões mais estáveis e que permitem que você tenha mais benefícios e salários mais alto são, em sua maioria, aquelas que exigem um curso superior.


6 – Criar uma boa rede de contatos


Fazer amizade é bom demais, não é? Além da diversão, ter amigos é sinônimo de uma ampla rede de contatos. Você pode até achar curioso, mas muitas chances de emprego não são publicadas nos jornais, nas redes sociais e em sites especializados.

É no ambiente da faculdade que podemos criar parcerias e podemos estar próximos ao que é mais novo a respeito da carreira que se está pretendendo seguir. Se você criar um networking poderoso na Graduação, a sua empregabilidade vai crescer bastante. Isso porque os colegas podem lembrar de você na hora de uma indicação para ocupar uma vaga aberta em uma empresa.

Os Professores são, também, profissionais aptos e dispostos a mostrar esse caminho aos estudantes. Pelas próprias atribuições da profissão, eles estão antenados às novidades e às diferentes atuações profissionais da área que você pretende seguir e podem, também, dar aquele empurrãozinho para você iniciar a sua jornada no mercado de trabalho. 


7 – Oportunidades


As faculdades também possuem núcleos de carreiras que direcionam os estudantes a vagas de estágio e de emprego. É possível, ainda na faculdade, ingressar em uma grande empresa ou criar parcerias para abrir o seu próprio negócio. É preciso saber aproveitar essas oportunidades!

Na UNISUAM, o setor de Carreiras tem como missão ajudar os alunos da Instituição a desenvolver e impulsionar as suas carreiras, ofertando uma trilha de conhecimentos e práticas para a construção de futuro. Lá, o aluno encontra informações sobre vagas de emprego, estágios, trainee e, ainda, profissionais que prestam consultoria de orientação de carreiras, estimulando e preparando os alunos para se destacarem no mercado.


8 – Cargos públicos


É possível, ainda, usar o grau de escolaridade fornecido pelo Ensino Superior para tentar concursos públicos que exigem uma formação específica. No Brasil, os cargos públicos, além de oferecerem bons salários e benefícios, ainda garantem estabilidade profissional.

Não é preciso se preocupar com as mudanças do mercado e a chance iminente de ser demitido, pois os cargos públicos são garantidos constitucionalmente.


9 – Ter mais foco em inovar


Ser criativo é a nova onda do momento. Pessoas criativas e visionárias são muito valorizadas nas empresas — além de desenvolverem as suas habilidades, ainda ajudam a organização a crescer junto. Seja trazendo uma nova tecnologia ou melhorando algum processo interno, muitos desses profissionais são vistos como heróis. 

Mas, você sabia que ampliar a capacidade de inovação é um dos benefícios de fazer um curso superior? Pois é! Por meio de atividades práticas e a própria vivência universitária, é possível colher frutos da inovação. Conversando com pessoas diferentes e pensando em atividades desafiadoras, a sua criatividade não terá limites! E na UNISUAM existe um setor exclusivo dedicado à inovação e ao empreendedorismo.

O Pólen, Polo de Inovação e Empreendedorismo da UNISUAM, é um incentivador do processo de inovação e empreendedorismo com a ideia de gerar um ciclo virtuoso de transformação social por meio do empreendedorismo que se une à estrutura acadêmica da UNISUAM.


10 – Diferencial competitivo


Se você for analisar a concorrência do mercado de trabalho, sem dúvida vale a pena fazer faculdade. Ter diploma de curso superior será um diferencial frente a um mercado cada vez mais exigente e que espera pessoas bem capacitadas e com conhecimento na área profissional que pretendem atuar.





Estude com a gente e esteja pronto para o mercado!

Matrículas abertas

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM


Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário