PPGCR UNISUAM realiza I Curso de Atualização em Suporte Básico de Vida


Imagem do Post

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM participaram, dia 17/04, do I Curso de Atualização em Suporte Básico de Vida, que teve como intuito aprofundar os conhecimentos sobre técnicas e procedimentos que devem ser utilizados em situações de emergência, tais como parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, convulsão, fraturas e acidente vascular encefálico.

 

O curso, realizado na Unidade Bonsucesso da UNISUAM, contou com conteúdos teórico e prático ministrados pelos Bombeiros Militares Roberto Costa, Especialista em Salvamento Aquático, e Jefferson Carvalho, Especialista em Socorro de Emergência e Salvamento Aquático.

 

Aula prática sobre parada cardiorrespiratória – Técnica de compressão cardíaca

 

“O conhecimento sobre suporte básico de vida é essencial, especialmente para profissionais que estão em contato diário com um grande número de pessoas. Situações de emergência podem acontecer em qualquer instante e local e a realização de procedimentos simples, como os apresentados no curso, pode ajudar a salvar vidas”, comentou Roberto Costa, Mestrando do PPGCR na linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado.

 

Alunos na aula prática sobre parada cardiorrespiratória –  Técnica de ventilação

 

Tanto o conteúdo teórico quanto o treinamento aumentaram a capacidade e a segurança dos alunos para atuarem em determinadas emergências clínicas que acontecem no dia a dia.

 

“A manutenção dos sinais vitais até a chegada do socorro médico de emergência pode fazer toda a diferença na sobrevida da vítima”, observou Jefferson Carvalho.

 

Profª Patrícia Vigário e os Bombeiros Militares Roberto Costa e Jefferson Carvalho

 

Para a Profª Patrícia Vigário, a realização de atividades como o I Curso de Atualização em Suporte Básico de Vida é duplamente importante no processo de formação dos alunos de Pós-Graduação: para aqueles que participam pela aquisição do conhecimento e para aqueles que ministram o conteúdo e visam a inserção acadêmica como Professor ou Pesquisador.

 

 

 

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

 

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

 

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

 

 

 

Mestrado

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

 

 

Doutorado

 

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

 

 

Pós-Doutorado

 

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

 

Saiba mais!

 

 





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário