Pós em Enfermagem Obstétrica e Ginecologia


Pós em Enfermagem Obstétrica e Ginecologia

Um levantamento feito em 2013 pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, constatou que a enfermagem é uma das profissões que criou, entre os anos de 2009 e 2012, mais postos de trabalhos, foram 27 mil vagas para enfermeiros em todo o Brasil, o que significa que a cada 100 novos vagas criadas, nove foram para a área.

Podemos destacar alguns dos fatores que contribuem para o aumento de oportunidades na área, como por exemplo, o crescimento da população e ampliação de serviços públicos de atenção básica de saúde, como o Programa Saúde da Família, que tem o objetivo de reorganizar a atenção básica no país, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Pós- Graduação UNISUAM oferece o Curso em Enfermagem Obstétrica e Ginecologia, Coordenado pela Prof. Cláudia Cunha. O curso possui disciplinas teóricas, práticas e de laboratórios, que simulam de forma real, uma biblioteca e plataformas interativas para colaboração na formação. Além disso, o aluno aprende a ter um bom padrão de conhecimentos, atuação profissional correta, ética voltada ao cuidado da mulher, recém nascido e sua família.

Segundo a Profa Claudia Cunha, o curso possui grande importância na área, pois agrega ao Enfermeiro características como competência, técnica e científica na promoção da saúde da mulher. ’’O pós-graduado também absorve o conhecimento na prestação de serviço à comunidade, e a realizar a educação e orientação da população nos seus vários ciclos de vida e, ainda, promover o acolhimento, avaliando as condições de saúde materna , clinica, obstétricas, ginecológicas, bem como a do feto, promovendo a redução da mortalidade materna e fetal”, completa.

O campo de atuação do profissional especializado nessa área se amplia consideravelmente, estando este apto a realizar partos normais sem ter a necessidade de integrar uma equipe médica, além de ser capacitado em atuar em instituições públicas e privadas, tais como Postos de saúde, Unidades básicas de atenção à saúde, Casas de parto, Hospitais, Maternidades, Clínicas e Universidades.

A Coordenadora do curso enfatiza que uma das grandes vantagens dessa Pós-Graduação se dá em função do  profissional exercer suas atribuições de acordo com a Legislação em prol do desenvolvimento de práticas seguras. Nesse caso, o Enfermeiro Obstetra passa a ser um profissional totalmente habilitado para atuar de acordo com as responsabilidades civis. A Profa Claudia completa que o profissional especializado se diferencia por meio de sua competência no mercado de trabalho e sua legitimidade.

Inscreva-se! Clique aqui e saiba mais.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário