Por que o Assistente Social é tão importante em tempos de crise?


Por que o Assistente Social é tão importante em tempos de crise?

Entenda o que faz o profissional de Serviço Social e porquê o Assistente Social é tão importante, principalmente, em tempos de crise


O Assistente Social é o profissional de Serviço Social que atua,  nos campos público e privado, na gestão e implementação das ações sociais e da Política de Assistência Social brasileira.

O Assistente Social atua nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, a porta de entrada de todos os cidadãos brasileiros que buscam por apoio no que diz respeito ao alcance da Assistência Social. 

(Leia mais: Pia do Bem distribui lavatórios portáteis pela cidade para moradores de rua)


É ele o profissional responsável por atender os cidadãos que precisam do auxílio assistencial que o Governo Federal tem distribuído às populações em situação de vulnerabilidade social e também quem faz as avaliações de elegibilidade para o recebimento destes benefícios e tantos outros mais no campo da Política de Assistência Social Governamental aos brasileiros que dela necessitam. 



Por que o Assistente Social é tão importante em tempos de crise?


Neste momento de transformações forçadas, você provavelmente já ouviu falar, leu e/ou assistiu análises de cientistas sociais afirmando que o mundo não será mais será o mesmo após a pandemia e, quando retornarmos às nossas atividades, teremos um “novo normal”. 

Você também já deve ter percebido que a sociedade sofreu uma ruptura causada pelo COVID-19 e que será impactada muito mais no campo econômico e social.

(Leia mais: Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro)

Diante desse contexto, de acordo com o Coordenador do curso de Serviço Social UNISUAM, Prof. João Silva, nunca antes o Assistente Social brasileiro teve tanta visibilidade.

“É certo que este vírus tem provocado, além do estado de calamidade na área da Saúde, problemas enormes no campo econômico e social, que vão exigir que o Assistente Social assuma o seu papel de protagonista, tanto neste momento mais desafiador de adoecimentos, quanto no porvir, quando será chamado a pensar políticas sociais que atendam às demandas sociais”, ressalta ele.

Na área do Serviço Social, nestes tempos de pandemia do COVID19, nos deparamos com questões sociais que necessitam da atuação de Assistentes Sociais, seja atuando mais diretamente com a área da Saúde, seja no campo do enfrentamento das consequências que esta pandemia tem provocado e provocará no tecido social no momento da chegada do processo de “normalidade”.




Quer estudar com a gente?


Conheça o curso de Serviço Social UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário