Parceria UNISUAM e Universidade do Porto: entenda melhor


Parceria UNISUAM e Universidade do Porto: entenda melhor

Porto

A UNISUAM possui uma parceria firmada com a Universidade do Porto, em Portugal, parceria essa que foi assinada em maio e é válida por 5 anos. A prioridade da parceria é aumentar a cooperação das duas instituições nas áreas de Desporto, Engenharia Eletrotécnica, Mecânica e Arquitetura.

Mas, a parceria não para por aí, o acordo vai além e visa outras possibilidades também como:

– Realizar pesquisas em campos específicos;

– O intercâmbio de estudantes e de docentes das duas instituições, visando as suas qualificações acadêmicas e profissionais;

– A participação em candidaturas a programas de caráter internacional, com o intuito de intensificar as relações de cooperação, nomeadamente, ao nível da mobilidade de estudantes, investigadores e docentes;

– A promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades afins, além de facilitar as condições para permuta de periódicos, trabalhos e resultados científicos, necessários ao desenvolvimento das pesquisas que, em conjunto, venham a desenvolver-se;

– A organização e a realização de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros eventos.

Universidade-do-Porto3_Carrusel

A parceria começou com um primeiro contato de Augusto Motta, Diretor de Relações Internacionais da UNISUAM. Este contato evoluiu para uma visita institucional do Vice-Reitor Acadêmico, Prof. Carlos Alberto Silva, e de Augusto Motta à Universidade portuguesa, onde discutiram a possibilidade da assinatura do acordo.

O contato inicial se deu devido a duas alunas que tinham uma bolsa do Santander Universidades e se interessaram em realizar o período de mobilidade na Universidade do Porto. Inclusive, uma delas teve seu contrato renovado por mais 6 meses recentemente.

image4

Falamos com a Vice-Reitora da Universidade do Porto, Profª Fátima Marinho, sobre a importância da parceria para as duas instituições.

“A Universidade do Porto é uma Universidade aberta ao mundo, sem fronteiras, afirmando-se hoje como polo de atração de estudantes, professores e investigadores dos quatro cantos do planeta e instituição charneira ao nível da cooperação internacional, vetor essencial na estratégia de desenvolvimento que a Universidade do Porto tem vindo a desenhar nas últimas décadas. Neste sentido, a Universidade do Porto procura explorar novas parcerias, nomeadamente no Brasil, país onde tem uma grande tradição de cooperação com as Instituições de Ensino Superior e goza de uma reputação de excelência acadêmica e científica. A colaboração com o UNISUAM representa mais um passo no alargamento da rede de contatos e da área de influência no Brasil.”

Para quem tem interesse no programa de intercâmbio, nos dias 29 e 30/09, irá ocorrer o Zona Norte Days, evento que servirá para tirar dúvidas e apresentar oportunidades de intercâmbio para os alunos. Além disso, há o site do Santander Universidades, que apresenta diversas opções de bolsas para os alunos interessados.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário