Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro


Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro

A Instituição disponibiliza a infraestrutura do curso de Gastronomia para produção de refeições doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O projeto Cozinhas do Bem iniciou, dia 20/04, a produção e distribuição de quentinhas para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades do Rio de Janeiro. 

Com aproximadamente 2.500 pessoas já beneficiadas, a  iniciativa, que conta com uma ampla rede de entidades, empresas parceiras e voluntários, estima chegar a 5.000 refeições entregues diariamente nesse período de distanciamento social.


(Leia mais: UNISUAM oferece consultorias online gratuitas nas áreas contábil e de negócios)


Toda a produção é feita por voluntários, principalmente pessoas da iniciativa Covid sem Fome e ex-alunos da ONG Gastromotiva. Esta mesma entidade mantém um banco de alimentos que reúne doações de diversas empresas parcerias, com o Grupo Trigo e o Clube Orgânico. 

“O desafio é conseguir reunir três frentes: a infraestrutura com os equipamentos e utensílios necessários, as matérias-primas para o preparo das refeições e as pessoas voluntárias para atuar tanto na produção quanto na distribuição”, explica Tarso Oliveira, fundador da Troca, startup de impacto social que atua na gestão do projeto junto com o Covid Sem Fome. 

O projeto Cozinhas do Bem começou a operar a partir da unidade de Bonsucesso da UNISUAM, onde três laboratórios do curso de Gastronomia estão sendo cedidos para a preparação dos alimentos. 

“Nesse momento, é necessário olharmos para as populações em situação de vulnerabilidade social. Isso é urgente, a fome não espera, e, enquanto universidade, estamos juntos com os nossos parceiros engajados em olhar para as necessidades das populações locais”, ressalta Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM.

A partir da próxima semana, outras cozinhas devem integrar a iniciativa. Dos locais de preparação, os voluntários organizados pelo Covid Sem Fome fazem a distribuição, começando pelas áreas mais críticas das regiões de Bonsucesso, Centro e Lapa. 


(Leia mais: UNISUAM produz máscaras em impressoras 3D pra profissionais de saúde)


O Cozinhas do Bem é resultado da união da Troca e Covid sem Fome (organização) com o apoio de parceiros como Gastromotiva, Projeto Ruas, UNISUAM, Hrestart e Comida é Afeto. 

A logística de distribuição foi organizada de maneira a evitar aglomerações. Os voluntários utilizam máscaras e mantêm o distanciamento adequado para prevenir a contaminação pelo Coronavírus.


Quer colaborar e fazer parte dessa corrente do bem?

Empresas e pessoas que puderem contribuir doando alimentos, recursos financeiros ou participando como voluntários podem enviar mensagem pelo WhatsApp (21) 96724-6149.




Quer estudar com a gente?


Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário